terça-feira, 30 de agosto de 2011

O ex-Prefeito de Esteio Vanderlan Vasconselos será homenageado na 34ª Expointer 2011.


Vanderlan Vasconselos ex-Prefeito de Esteio e atual Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul.


 Além do ex-Prefeito Vanderlan, serão agraciados Heitor Schuch, presidente da federação na época, o ex-governador Olívio Dutra e o ex-secretário da Agricultura José Hermeto Hoffmann.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) marcará com festa e homenagens o ano em que  completa 13 anos que a agricultura familiar chegou à Expointer.  Em 1999, de forma modesta, com 30 bancas instaladas embaixo de uma lona, começava a participação do setor na feira. Hoje é um sucesso e conta com 247 agroindústrias.  Em festividade, que será realizada nesta quarta-feira, dia 31 de agosto de 2011 às 19 horas, a FETAG, terá uma noite de homenagens, onde estarão o ex-governador  Olívio Dutra, o ex-secretário da Agricultura José Hermeto Hoffmann, o Deputado Estadual Heitor Schuch, presidente da Fetag na época e o então prefeito Vanderlan Vasconselos.



Fetag está preparada para a sua 12ª participação Expointer 2011.

A maior feira da Agropecuária da América Latina – a Expointer - alcança neste ano a sua 34ª edição. Ela será realizada durante os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Fetag estará participando pela 12ª vez na condição de copromotora e estará presente na Casa da Fetag e no Pavilhão da Agricultura Familiar com um estande institucional, bem como organizando e apoiando a presença de mais de 125 agroindústrias, artesanatos da agricultura familiar e mostrando experiências exitosas de 13 escolas do meio rural. O presidente da Fetag, Liberalino Lucena,, está projetando uma grande visitação de agricultores familiares na Expointer, seja em busca de conhecimento, de novas tecnologias ou simplesmente visitando os pavilhões.  E por falar em visitação, os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais organizados em excursões terão acesso gratuito nos dias 31 de agosto, 1° e 2 de setembro.



Confira a Agenda da Fetag na Expointer 2011.

Dia 29/08 14h - Lançamento do Jornal Especial da Fetag com as Experiências Exitosas da Educação do Campo no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar;
Dia 31/08 – 9h – Sustentabilidade Ambiental e Agricultura Familiar como Estratégia para o Enfrentamento da Erradicação da Pobreza no Brasil na Casa da RBS; 

Dia 31/08 – 19h – Fetag presta homenagem ao ex-governador Olívio Dutra, ao ex-secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, ao ex-prefeito de Esteio, Vanderlan Vasconcelos, e ao ex-presidente da Fetag, deputado Heitor Schuch, pelo desenvolvimento da agricultura familiar, especialmente na construção de 12 anos de trabalho na Expointer, no Pavilhão da Agricultura Familiar;
Dia 1°/09 9h - Seminário da Previdência Social no auditório do Pavilhão da Agricultura Familiar; e
Dia 03/09 – 9h - Reunião com direção da Fetag e Cooperagroart.

Destacamos a histórica conquista para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura - Fetag, que, em 1999, pela primeira vez em 35 anos de Expointer, passou a ser co-promotora do evento, juntamente com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e entidades tradicionais como a Farsul.  A Fetag conseguiu levar para o Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, à diversificação do meio rural gaúcho e o potencial da agricultura familiar, responsável por 27% do PIB do Estado e considerada a maior produtora dos alimentos que vão á mesa dos gaúchos, movimentando mais de R$ 1 milhão a cada edição.



Fetag-RS aguarda visita de 8 mil agricultores familiares na 34ª Expointer



A maior feira da Agropecuária da América Latina – a Expointer -alcança neste ano a sua 34ª edição. A feira acontece durante os dias 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A exemplo de anos anteriores, a Fetag, na condição de copromotora, estará presente na Casa da Federação e no Pavilhão da Agricultura Familiar com um estande institucional, bem como organizando e apoiando a presença de mais de 125 agroindústrias, artesanatos da agricultura familiar e mostrando experiências exitosas de escolas do meio rural.


O presidente da Fetag, Elton Weber, participou na quarta-feira, 27/7/2011, do lançamento oficial da Expointer 2011, no Armazém B do Cais do Porto, em Porto Alegre, ocasião em que ressaltou a importância da agricultura familiar no contexto da feira, que desde 1999 conta com a participação dos trabalhadores rurais. “Mais de 8 mil agricultores familiares estarão visitando a Expointer, seja em busca de conhecimento, de novas tecnologias ou simplesmente visitando os pavilhões”, projetou.

Já o assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Fetag, Jocimar Rabaioli, acredita que a cada nova edição da exposição, a presença das agroindústrias e dos artesãos ligados à Federação têm mostrado muita competência e extrema qualidade na produção de uma diversidade de alimentos e artesanatos. “Em função do aumento de expositores, a Fetag dará prioridade à participação de empreendimentos que pela primeira vez irão a Expointer”, justifica.

Os dias de visitação gratuita para os associados dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais organizados em excursões serão 31 de agosto, 1° e 2 de setembro. Os alunos terão acesso livre pelo portão Nº 6, nos dias 29 e 30 de agosto, desde que acompanhados de seus professores. (Fonte: Fetag-RS)




Nenhum comentário: