quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tudo pronto para a abertura da 34ª Expointer 2011, mas esqueceram de retirar o lixo.

O lixo fica sob o viaduto na BR 116, em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil e o meio fio é que determina seu limite com a rodovia.

Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio

Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio
Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio.

Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio.
Infelizmente, a limpeza não é feita há vários meses, apesar das reclamações da comunidade. O problema é antigo, e o local é um verdadeiro “ecoponto” clandestino, ignorado pelo DENIT e Prefeitura de Esteio.
A grande quantidade de lixo descartado às margens da BR-116, em baixo do viaduto, defronte ao portão de entrada principal do Parque de Exposição Internacional Assis Brasil (Expointer), no bairro Novo Esteio, na cidade de Esteio, vem gerando incômodos à população que transita pelo local.

Fotos capturadas hoje, dia 11 de agosto de 2011, em frente à Expointer, onde tem grande quantidade de lixo descartado.  Esse lixo está ocupando parte da via pública, criando risco iminente de acidentes com os moradores de rua que “moram” em baixo do viaduto e os veículos que transitam na rodovia.

Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio.
Tudo pronto para a abertura da 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2011), em Esteio, mas esqueceram de retirar o lixo.
Fotos capturadas hoje, dia 11/8/2011, em Esteio.

A população reclama através do blog Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia sobre a grande quantidade de lixo que se acumula no viaduto. O lixo prejudica a todos e aumenta bastante o risco de acidentes. A 34ª Expointer será inaugurada dia 27 de agosto, e até hoje, dia 11/8/2011, nada foi feito.

Mau cheiro, insetos, ratos, fezes espalhadas pelas pedras, entre todo tipo de material jogado fora. A primeira vista é de um lixão a céu aberto que fica na região central da cidade que quer ser mais humana.


Diariamente, uma quantidade absurda de lixo e outros resíduos são descartados no local. O lixo gera mau cheiro e prejudica a saúde de, no mínimo dois moradores de rua, abandonados pelo poder público evivendo em péssimas condições. Além de prejudicar pessoas, a imagem da cidade e da feira, é um descaso com a população. 

Esteienses que passam pelo local não compreendem as razões que o engenheiro (residente), supervisor da unidade local do DENIT (Departamento Nacional da Infraestrutura e Transporte), o prefeito de Esteio, os secretários de obras e assistência social, além do diretor de limpeza urbana, ainda não tenham dado um basta aos dois problemas.


O despejo de lixo na faixa de domínio do DENIT, no Município de Esteio, é feito pelos próprios moradores de rua que “vivem” no local, no meio do lixo a céu aberto, onde encontramos ratos, baratas, fezes e alimentos podres. Estamos no mês de agosto e tudo já está pronto para a abertura da 34ª Expointer (27/8/a 04/9/2011), mas a Prefeitura de Esteio esqueceu as pessoas que continuam abandonadas, “vivendo” no meio do lixo sob viaduto da BR 116.


Abandonados e procurando abrigarem-se do sol e chuva os moradores de rua escolheram o viaduto da BR 116, próximo a Expointer para “viver” e depositar os objetos apurados nas lixeiras da cidade.  Depois de perambularem pelas ruas, quando o cansaço chega, eles acabam dormindo no chão, entre pedras e lixo. Em baixo do viaduto os catadores de material reciclável de Esteio guardam seus carrinhos e preparam os alimentos, em um fogo de chão.


O local não tem água potável disponível, os catadores "vivem" no meio do lixo e da sujeira, espalhada por todos os lados. No meio de móveis quebrados, colchonetes, roupas sujas, panelas, latas, papelões, garrafas e metais que serão vendidos ao fim do dia. Trabalhando como catadores eles não conseguem nem garantir a alimentação diariamente.




Tudo pronto para a abertura da 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2011), em Esteio... mas esqueceram de retirar o lixo.









Nenhum comentário: