domingo, 7 de agosto de 2011

Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

Na foto a Dra. Maria Berenice Dias vice-presidente do Insituto Nacional Brasileiro de Direito de Família

    A homoafetividade foi o tema debatido na noite de sexta-feira, 29, durante o segundo Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, na Câmara de Vereadores de Esteio. A palestra, uma iniciativa da Câmara e Prefeitura, ficou por conta da ex-desembargadora, Maria Berenice Dias, que também e vice-presidente do Insituto Nacional Brasileiro de Direito de Família. Para ela, o aumento da intolerância com o segmento LGBT é um dos principais fatores para o resgistro de violência. A desembargadora disse que há uma tendência severa de discriminação desta minoria da população LGBT, por parte de algumas religiões, levando a condenção de invisibilidade para esta classe. "Não existem leis para atender essa minoria. Nenhum sistema assegura qualquer direito ao invidivíduo LGBT", diz. Além disso, Maria Berenice Dias ainda ressalta que há, inclusive, uma omissão legislativa. " Precisam ser criadas políticas e planos em busca do respeito e de inclusão destes indivíduos, reconhecendo seus direitos. Só assim, vamos evoluir e crescer num espaço de paz", comenta. 

    A secretária Adjunta da Criança e Adolescente, Márcia Ustra Soares, que representou a ministra Maria do Rosário no evento (que cancelou a agenda devido ao mau tempo), disse que é preciso buscar soluções pacíficas. "Devemos iniciar pelo respeito e tolerância ao próximo, visando acabar com as agressões", observa. 

     Segundo a vereadora proponente do Seminário, Michele Pereira (PT), é necessário aprofundar os debates, visando acabar com o preconceito. "Tratamos de vida, de seres humanos. Não precisamos aceitar, mas respeitar o próximo", disse. A vereadora destacou, ainda, que sobre o tema a caminhada em busca de leis em defesa LGBT é longa.  Já a coordenadora dos Direitos Humanos de Esteio, Adiles Almada, destacou que o município possui políticas públicas voltadas ao segmento, incluindo a Parada Livre, que neste ano terá sua terceira edição. O seminário teve a participação do prefeito, Gilmar Rinaldi, integrantes da Ong Amigos da diversidade, além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Therezinha Heller(PPS) e a sociedade em geral.  

O prefeito de Esteio Gilmar Rinaldi, na abertura do evento, lembrou que o município está fazendo ações para diminuir a violência contra homossexuais mas que a redução de crimes passa pela mudança de mentalidade. “Esse seminário é mais um passo neste sentido, de fomentar um debate e ajudar na mudança de cultura. Temos que aprender a respeitar as diferenças”, afirmou o prefeito.
(Fontes: Assessoria comunicação Câmara e Prefeitura - Esteio)






Nenhum comentário: