domingo, 7 de agosto de 2011

Esteio: Conselho de Cultura tem novos integrantes

 Ricardo Silva presidente do Conselho de Cultura durante o discurso de despedida.
Produtores culturais, artistas e conselheiros participaram do Fórum Municipal de Cultura de Esteio no último dia 21 de julho, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya.  Na oportunidade, também foram compostos os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, através de plenárias com representantes de diversos segmentos culturais da cidade.

  Em seu discurso de despedida, depois de duas gestões, o presidente do Conselho de Cultura, Ricardo Silva, disse que no período em que esteve como representante foram debatidos assuntos polêmicos, mas de interesse da comunidade, em especial voltada para a cultura local. “O grupo foi um dos conselhos mais atuantes no município, pois de maneira democrática esteve trabalhando em constante processo para desenvolver os projetos idealizados”, disse Silva. Ele salientou que foram feitas diversas reivindicações, sendo que algumas foram atendidas e outras apresentadas para os futuros conselheiros debaterem. “Houve um progresso significativo, mas temos consciência que ainda há muito que fazer. Um dos pontos positivos foi a valorização dos agentes culturais da cidade”, comentou o presidente do Conselho.

     O presidente do Conselho ressaltou, ainda, a satisfação em acompanhar o crescimento de três grandes eventos, que a cada ano, tem se desenvolvido de maneira satisfatória, envolvendo intensamente a população. "Um deles é a Feira do Livro, reconhecida como uma das mais bem organizadas da Região e que tem obtido os resultados mais satisfatórios pelos livreiros. Outro evento que tem se destacado é o Acampamento da Semana Farroupilha, que tomou grande dimensão, numa saudável demonstração de confraternização de toda a comunidade tradicionalista", comemorou.

    Ricardo Silva também destacou que em a  gestão deste conselho foram aprovados mais de 70 projetos, onde foram destinados cerca de R$ 100 mil pelo Funproarte e R$ 40 mil, através do fundo Municipal de Cultura.

A solenidade também contou com a presença do vice-presidente do Conselho, Mauro Machado e a vereadora Therezinha Heller (PPS), representando o Legislativo. Foram realizadas plenárias para a escolha de conselheiros, no carnaval, artesanato, dança e capoeira, entre outros.

  Após a apresentação do Coro Municipal, os participantes do Fórum foram divididos, de acordo com sua área de atuação, para a escolha dos representantes para o CMC. Na volta, todos assistiram à apresentação da bailarina Mariana Cardoso, que recebe apoio do Funproarte. Em seguida, foram apresentados os novos integrantes do CMC. A direção da entidade será definida na primeira reunião do novo Conselho, marcada para dia 4 de agosto. 

Conselheiros titulares
Geovani Rodrigues (representantes dos movimentos sociais), Maria da Graça Silva (representante do segmento Artesanato), Antônio Arlan Brum Nunes (representante do segmento Artes Plásticas), Gabriel Salcedo Botelho (representante do segmento Teatro e Circo), Amaro Nascimento (representante  do segmento Dança e Capoeira), Marcelo Duarte (representante do segmento Literatura), Daniel Neves (representante do segmento Música), Vera Lúcia da Silva (representante do segmento Carnaval), Júlio César Ferreira (representante do segmento Nativismo), Cléber André Sganzerla (representante da Secretaria Municipal de Educação e Esporte), Salete Baracchini (representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social), Rafael Figliero (representante da Secretaria Municipal de Arte e Cultura), Simone Maria, dos Santos Cunha (representante da Câmara Municipal de Vereadores), Conselheiros Suplentes, Rodrigo Prux (representantes dos movimentos sociais), Carla Caron Fenolt (representante do segmento Artesanato), Ramom Alejandro Ruiz Velasco (representante do segmento Artes Plásticas), Eduardo Moraes (representante  do segmento Teatro e Circo), Plauto André Lopes (representante  do segmento Dança e Capoeira) Vito José Smigelskas (representante  do segmento Literatura), Karine Souza (representante do segmento Música), Eduardo Rafael Godoy (representante  do segmento Carnaval), Madalena Lampe Amaral (representante  do segmento Nativismo), Cléa Escosteguy (representante da Secretaria Municipal de Educação e Esporte), Thiago Gonçalves (representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social), Ângela Ruas (representante da Secretaria Municipal de Arte e Cultura) Cristiano Ronaldo Okaszeski (representante da Câmara Municipal de Vereadores).




Nenhum comentário: