domingo, 21 de agosto de 2011

Cristo Redentor no Morro de Sapucaia do Sul

As novas gerações de esteienses e sapucaienses (município vizinho), que completou 50 anos, no dia 20 de agosto de 2011, não sabem que no ano de 1944 existia um projeto para a construção de uma estátua do Cristo Redentor que seria construída no morro de Sapucaia.
"Monumento a Cristo Redentor a ser erguido no alto do môrro de Sapucaia" 
Legenda da ilustração (ao lado) publicada na Monografia Vila Esteio 1944, edição do dia 15 de março de 1944:


“O Cristo Redentor que se erigirá no morro de Sapucaia ficará como um símbolo de paz, de confraternização e aspiração espiritual do nosso povo. Paz que decorre do passado, pela fecundação do trabalho de gerações e gerações de homens de bôa vontade que fertilizaram os campos, ergueram cidades, fundaram a família cristã, e promoveram o progresso industrial do Rio Grande do Sul; confraternização que, no presente, deve unir a todos os homens, congregando-os e fortalecendo-os para a comunhão de grandeza moral e unidade de pensamento pela pátria; aspiração espiritual pela redenção que o Cristo, no alto do morro, dominando as distância, e penetrando pelos olhos nos corações, imporá com seus braços distendidos a todas as almas pelas quais se derramará a luz eterna de fé, única razão de ser da vida humana, pela paz e pela confraternização entre todos os homens.

   A idéia dessa obra gigantesca - Cristo no alto do histórico morro - partiu de Jorge de Souza Morais, o dinâmico sub-prefeito (de Esteio), e, quando efetivada, Cristo, o meigo Jesús Nazareno, lançará suas bênçãos sôbre nós, nossos filhos, nossos campos e cidades, animando-nos nesse esfôrço de paz, de trabalho, de confraternização humana, de nossas aspirações de Fé no Divino Condutor dos homens”.

  O Morro de Sapucaia, atualmente é uma propriedade particular e muitos sapucaienses estimulam seus administradores a desapropriar a propriedade, aprovar lei de tombamento ou torná-lo de utilidade pública. Desejam que no local seja erguida uma estátua de Nossa Senhora de Conceição, a santa padroeira do Município, na parte mais alta do morro. Muitos desejam que seja construido nas proximidades um restaurante turístico,  um hotel,  um  mirador e demais infra-estruturas para os visitantes.  Ainda existe os que desejam que o Morro de Sapucaia e a área de terras nas imediações sejam  preservadas.

(Extraído da “Monografia da Vila Esteio” –  Editada em 14 de março de 1944 – por José Thomaz Perez)

Nenhum comentário: