domingo, 7 de agosto de 2011

Coletivo Feminista Vânia Araujo Machado núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Esteio

Plenária Participação Cidadã Rio Grande do Sul
 
O Coletivo Feminista Vânia Araujo Machado núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Esteio está mobilizando a comunidade para a votação do Orçamento Popular Estadual dia 10/08/2011.

A demanda principal da Plenária Participação Cidadã Rio Grande do Sul é o Programa com a Equipe Multidisciplinar para atender mulheres em situação de violência e equipamentos para o Hospital São Camilo de Esteio.

O grupo de mulheres de Esteio,convoca todas as mulheres para votar em suas demandas, quanto mais voto, mais verbas.

A demanda da equipe multidisciplinar foi a pedido do movimento de mulheres, que sabe o quanto é difícil atender as mulheres vitimas de violência na cidade de Esteio, no momento a população feminina só tem um cartório de atendimento na delegacia de  polícia civil com horário de atendimernto limitado e sem equipe técnica.

"Então vamos lá, todas e todos votarem por essa demanda!", convoca Janaina Santos,Técnica Ambiental, Educadora Ambiental e militante da Marcha Mundial das Mulheres.


CONFIRA O DETALHAMENTO 
DAS DEMANDAS  
NO QUADRO  
ABAIXO:










DEMANDA - Fortalecimento da UERGS.
DETALHAMENTO - Implantação de Cursos Tecnológicos / Esteio / Ivoti / Sapiranga

DEMANDA - Educação - Recuperação, Ampliação e Qualificação da Infraestrutura Física e Modernização Tecnológica das Escolas
DETALHAMENTO  - Equipamentos, Ampliação, Conservação e Manutenção dos Espaços Escolares / Escolas da Região: Canoas, Novo Hamburgo, Esteio, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Nova Santa Rita, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

DEMANDA  - Saúde - Gestão, Financiamento e Infraestrutura do SUS - Construção e Equipagem de UPAS, Hospitais Regionais.
DETALHAMENTO - Equipamento para UPA/UBS - Campo Bom/ Esteio / Ivoti / Nova Hartz / Nova Santa Rita (Centro e Berto Círio) / Novo Hamburgo/ Aparelho Raio-X e respirador Dois Irmãos/ Equipamentos para emergência Hospital Nossa Senhora das Graças - Canoas / Ampliação da UBS Centro - Nova Santa Rita / Reforma e Ampliação do Hospital Getulio Vargas - Estância Velha / Reforma Hospital São Camilo - Esteio / Equipamento Hospital São José - Ivoti / Reforma do Telhado Hospital Centenário e Reforma da UBS Centro - São Leopoldo / Equipamentos para FUHESP e aquisição de Unidade Móvel - Portão.

DEMANDA - Política para Mulheres - Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres
DETALHAMENTO - Programa com Equipe Multidisciplinar para Atendimento a Mulheres em Situação de Violência - Esteio / Implantação de Oficinas na Casa de Acolhimento - Nova Santa Rita / Implantar Casa de Acolhimento a Mulher - Portão / Construção de Abrigo Regional para Mulheres que sofrem Violência - Microrregião de Sapucaia do Sul e São Leopoldo

DEMANDA - Promoção de Direitos Humanos Construção de Centro de Referência para a Juventude/Programa de promoção dos direitos do idoso - Canoas.
DETALHAMENTO  Mapeamento e Pesquisa dos Quilombolas - Esteio / Construção de Centro de Referência para o Idoso - Portão / Programa de Enfrentamento ao Crack - Sapiranga / Programa de Acompanhamento Psicossocial na Casa de Acolhimento - Nova Santa Rita.

Porque o nome Vânia Araújo?

Vânia Araújo Machado aos 35 anos, depois de um tratamento de fertilização, comemorou a primeira gravidez com a mesma energia depositada em sua carreira profissional. Formada em Educação Física, dançarina e professora de dança, amante do teatro, feminista entusiasta, foi pedagoga e coordenou a implantação da educação infantil no município. Sua luta em defesa dos direitos da mulher a levou à coordenação geral da Coordenadoria Estadual da Mulher, criada em 1999 pelo governo do Rio Grande do Sul.

No dia 5 de outubro de 2000, devido a complicações durante o parto – decorrentes da baixa qualidade do serviço de saúde e do desrespeito aos direitos reprodutivos no Brasil – Vânia tornou-se uma estrela. Ela lutava pelos direitos das mulheres.

Vânia era feminista e defendia a humanização do parto. Seu médico foi condenado na Justiça por duplo homicídio.

Quem é o grupo de mulheres de Esteio?

É um grupo de mulheres, independentes de sigla ou partido político com a identificação de luta pelos direitos das mulheres, pelo mundo sustentável, com igualdade salarial e principalmente na luta contra a violência.


Entre em contato
Envie um email para 
grupofeministavaniaaraujo@ig.com.br



Nenhum comentário: