domingo, 28 de agosto de 2011

Lixo descartado na Travessa (da Vergonha) 76, esquina rua Osvaldo Jesus Vieira, em Esteio

Sem comentário.
Os pedestres que são obrigados a transitar pela ”rua da vergonha”, digo, travessa 76 ou  Bouqueirão 1, esquina rua Osvaldo Jesus Vieira (Mestre de Esteio), comparam com o caminho para o inferno que também é pavimentado pela administração municipal, digo, de boas intenções.

Em Esteio muitos resíduos de lixo doméstico são lançados diariamente no meio ambiente sem o menor cuidado. O destino final de grande parte do lixo é à beira do arroio, sanga, passeio público e terreno baldio, inclusive alguns de propriedade do Município. Por aqui, pelo que parece, não existe educação e muito menos fiscalização. Será que os nossos políticos  e administradores municipais não desejam perder votos?

A travessa 76, mais conhecida como "rua da vergonha", "travessa bouqueirão 1" ou "rua do lixo", que já foi muito utilizada pelos moradores da região. Atualmente, nos dias de chuva não passa nem carroças. Em vários trechos os buracos, o barro e a grande quantidade de lixo acomulado no local demonstram o tempo que não trecebe ra visita da fiscalização, do ecolhimento  ou qualquer tipo de manutenção por parte do poder público.

Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.
 Esteio possui várias áreas onde a população descarta lixo e já estão comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhuma fiscalização, controle sanitário ou ambiental, o lixo espalhado pela cidade poderá acarretar graves problemas de saúde pública, principalmente os relacionados com a proliferação de doenças.

Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.
A nova lei proíbe tanto o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto. O mundo mudou e cresceu a preocupação ambiental nos diversos setores da sociedade, mas em Esteio o governo, por falta de orientação e fiscalização, não está contribuindo para a mudança deste cenário lamentável.
Em momento de chuva não tem quem passe nesta "rua" por causa dos buracos, lixo e do volume de água. Moradores dizem que estão se mobilizando para cobrar uma atitude da administração municipal de Esteio.

Em péssimas condições, da maioria das ruas de Esteio se tornam transtorno e prejuízo para empresas, motoristas e pedestres que criticam a má conservação e o descaso da municipalidade.

Rua da vergonha em Esteio: "Pedaço de mau caminho". Imagens capturadas no dia 27 de agosto de 2011, em Esteio.

Moradores da Travessa 76 reclamam que pessoas de outras regiões descartam o lixo no local. Será que existe uma forma de exigir que a fiscalização do Poder Público Municipal tome alguma atitude U-R-G-E-N-T-E?


O lixo que é descartado irresponsavelmente na via pública, em local totalmente impróprio, isto é, em terrenos baldios que são transformados em depósitos clandestinos de lixo. Esses lixões espalhados pela cidade deveriam ser totalmente extintos.  Os esteienses deveriam lutar e exigir das autoridades, a qualquer custo, uma solução definitiva para este sério problema.

Os lixões de Esteio estão espalhados por várias ruas, inclusive nas zonas centrais da cidade. Eles atraem cães abandonados que passam a se alimentar dos restos de comida encontrada no lixo, o não deveria ser permitido em uma cidade que quer ser mais humana. Somente a total erradicação dos lixões esteienses poderá solucionar definitivamente essa triste realidade.

No ano de 1981, quando foi criada no Brasil a Política Nacional de Meio Ambiente, já era previsto que despejar resíduo de qualquer material no meio ambiente é crime ambiental. Infelizmente, apesar disso, em Esteio por falta total de fiscalização, pelo que parece a lei não produziu grandes efeitos até hoje.




Nenhum comentário: