quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vandalismo é crime e dá cadeia. Falta de manutenção é relaxamento e derruba telefone público em Esteio






Orelhão instalado pela Brasil Telecom (atualmente de propriedade da empresa Telemar -Oi),  na zona urbana de Esteio, sem manutenção foi alvo da ação da ferrugem. Além de permanecer caído no passeio público, o aparelho deixou de servir a comunidade.

Ontem, terça-feira, a equipe do clíck indiscreto se deparou com um orelhão caído em cima da calçada como mostra a foto acima, encontramos este telefone público na Rua Senador Salgado Filho. Tudo indica que não foi alvo de vandalismo, pois o mesmo encontrava-se com a base do tubo de metal do suporte completamente enferrujado devido à corrosão, pela ação da àgua e do ar que tendem a enferrujar o metal.

Alguns orelhões instalados na cidade, infelizmente por ignorância de algumas pessoas são danificados. É patrimônio de uso comum que poderá ser utilizado em casos de emergência. Conforme diz o Artigo 163 do Código Penal, "destruir patrimônio da União, Estado, Município ou de empresa concessionária de serviços públicos ou de sociedade de economia mista, é crime"  e quem for flagrado danificando orelhões poderá ser autuado em flagrante, processado e, em caso de condenação, poderá cumprir pena de até seis meses a três anos de detenção.

A empresa Telemar deveria providenciar com frequência a vistoria e a manutenção dos aparelhos instalados em Esteio para evitar casos como este. Considerando que muitas pessoas  não dispõem de telefone celular ou telefone fixo em casa, o orelhão ainda é uma ferramenta importante, principalmente nos casos de emergência.

Nenhum comentário: