terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Esgoto a céu aberto ameaça saúde de centena de famílias em Esteio.




Fotos capturadas dia 07/02/2011, na Vila Barreira, em Esteio.
Os tubos de concreto, que deveriam ser usados para canalizar o esgoto, continuam abandonados em um terreno baldio há mais de quatro anos.

Os moradores da Vila Barreira, que vivem em uma área de invasão, próxima ao bairro Parque Primavera, continuam a conviver com o esgoto a céu aberto na maioria das ruas. O problema havia sido denunciado várias vezes pelo Clíck indiscreto do dia-a-dia nos últimos anos, no entanto, até hoje (08/02/2011), nada foi feito para reparar a situação. 

A comunidade que mora nas Barreiras é muito pobre e está revoltada com o descaso da prefeitura de Esteio. A situação é extremamente crítica porque os moradores são obrigados a conviver diariamente com o esgoto a céu aberto, que corre livremente em diversas ruas da vila. Além do mau cheiro, aumentou a presença de mosquitos, ratos e outros animais peçonhentos.

Às crianças e adolescentes, são os mais prejudicados e o esgoto a céu aberto é um drama para eles. Alguns moradores se reúnem para cavar valetas e construir pequenas pontes de madeira para tentar amenizar a situação, gerada pelos resíduos humanos. Outros amontoam terra em frente de suas casas para impedir que, com a chuva, as águas poluídas do Arroio Sapucaia e os dejetos entrem nos cômodos das suas casas.


Fotos capturadas dia 07/02/2011, em Esteio.
Em outras vilas, o descaso da municipalidade com a rede de esgoto coloca em risco a vida dos contribuintes e principalmente das crianças que brincam no local.

Será que não está na hora da administração municipal de Esteio, que é do partido dos trabalhadores, fazer a parte dela. A maioria da população do município paga o IPTU e merece um pouco mais de respeito e dignidade.

Nenhum comentário: