sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Recado de pichador: "Eu volto!"


Foto: 11/02/2011, parada 12,  interior de Esteio
 O muro de uma residência na rua Alegrete, esquina com a avenida Padre Claret, interior de Esteio, estampa em letras grandes a frase “Eu volto!” A Cidade passa agitada naquela rua, onde dezenas de veículos transitam com pressa e pessoas param diante do muro para ler com atenção, a mensagem do pichador, em letras escritas com spray preto fosco.


,
Pichação é vandalismo e não é um direito de expressão, para se expressar não é necessário sujar paredes, prédios, muros, propriedades particulares ou patrimônios públicos

Pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano é considerado vandalismo e crime ambiental, nos termos do art. 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa.

A certeza da impunidade, a suposta fama no meio em que vive o pichador e a adrenalina de escalar prédios altos de maneira arriscada, são alguns dos principais fatores de motivação para que a pichação seja cada vez mais popular em Esteio. Quando o infrator é detido, a justiça geralmente aplica  penas alternativas, como prestação de pequenos serviços comunitários ou fornecimento de cestas básicas a entidades filantrópicas da cidade.

Pichação na propriedade dos outros e nos prédios e monumentos públicos é vandalismo. Pichar a parede, casa ou muro de propriedade do próprio pichador ou locais devidamente autorizados, é direito de expressão e acho até muito bonito, mas sujar a propriedade dos outros é, no mínimo,  falta de consideração e respeito.

Segundo os entendidos, pichação é considerado o ato de rabiscar ou escrever sobre muros, monumentos, fachadas de edificações, asfalto de ruas, usando tinta (dificilmente removível), em spray aerosol, estêncil ou rolo de pintura.



Nenhum comentário: