segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Em Esteio, arroio inunda ruas da Vila Esperança, Navegantes e São José, entre outras.





A maioria dos moradores ribeirinhos está preocupada e começa a se precaver para o pior, pois o serviço de meteorologia anuncia para os próximos dias mais chuva. 

As chuvas de domingo, dia 6, contribuindo para aumentar o volume das águas do Rio dos Sinos, sangas e arroios, principalmente o Sapucaia que já tomou boa parte das vilas, chegando já muito próximo a zona central da cidade... 

Na Vila São José, área de uma escola já está toda tomada pelas águas que encobriu quadra esportiva. Algumas ruas de Vila Barreira e Vila Esperança também já estão sob as águas e a situação já preocupa, pois a previsão é de ainda mais chuvas para os próximos dias. 







Fotos capturadas no dia 07/02/2011, em Esteio
 Estamos vivendo a “tragédia anunciada” e só devemos adotar todas as precauções para evitar mortes e acidentes com moradores das áreas de risco. A municipalidade deveria retirar os moradores destes locais, tirando seus bens materiais para evitar grandes prejuízos.

Esperamos que o Poder Público cumpram suas obrigações, pelo menos nesta situação de aflição e emergência desta parcela da população.


Prefeitura orienta moradores de áreas alagadas a tomarem vacina contra o tétano

Quem teve a casa invadida pelas chuvas no último final de semana ou caminhou por ruas ou terrenos alagados precisa ficar atento com o tétano.

Devem fazer a vacina antitetânica aquelas pessoas que tiveram algum ferimento (cortes, arranhões, etc) no corpo e que entraram dentro d’água (quem já tomou a vacina nos últimos cinco anos não necessita fazer o procedimento). O medicamento está disponível nos postos de saúde dos bairros Votorantim, Caic, Claret, Jardim Planalto, Novo Esteio e Centro.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estão visitando, à noite, as comunidades mais afetadas pelas cheias para fazer a vacina no próprio local.

 

Esclarecimentos sobre as chuvas em Esteio

 As fortes chuvas que caíram no final de semana (5 e 6) afetaram alguns bairros e comunidades de Esteio, principalmente aquelas próximas aos arroios Sapucaia e Esteio. Até o final da tarde desta segunda-feira (7), a Defesa Civil municipal havia contabilizado 577 residências atingidas, quatro delas destruídas, e 1.517 pessoas afetadas de alguma forma pela precipitação pluviométrica de aproximadamente 120mm. Ao todo, 170 pessoas tiveram que deixar as suas casas, atingidas pelas águas.

Além de fazer a retirada das pessoas das casas inundadas, a Defesa Civil e a Prefeitura estão fazendo a doação de alimentos, colchões, colchonetes e roupas para famílias que foram afetadas pela enxurrada. A Defesa Civil está monitorando as condições dos arroios Esteio e Sapucaia e está preparada para fazer a retirada das famílias de áreas de risco caso o nível dos cursos d’água subam. O órgão solicita que as pessoas deixem suas casas quando sentirem que estão correndo risco e procurem atendimento pelos telefones 153 (Guarda Municipal – Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros)


Situação de emergência
Na tarde de segunda-feira (07), o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, decretou situação de emergência por causa das chuvas. Com isso, a Administração Pública tem mais agilidade para comprar produtos e equipamentos de forma emergencial para combater as cheias e atender às pessoas atingidas, sem necessitar passar por licitação.

Faça sua parte
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) está recebendo a doação de alimentos, água mineral e roupas para serem distribuídos para quem foi atingido pelas cheias. Os produtos podem ser entregues, preferencialmente, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) - Rua 24 de Agosto, 2977 – ou em qualquer órgão público da Administração Municipal de Esteio.


Áreas mais atingidas
Bairro Três Marias, principalmente no final da Luiz Pasteur (localidade da Antena), Rua João Francisco Alves e Elísio Silva

Bairro Parque Primavera, principalmente nas Ruas 1º de Março, 8 de Março, 1º de Junho (Jardim das Figueiras) e Travessa Jorge Souza de Moraes

Bairro Jardim Planalto, principalmente na Vila Esperança (Rua João Frainer às margens do Arroio Sapucaia)

Bairros Santo Inácio e Olímpica, nas margens do Arroio Sapucaia

Bairro São José, nas margens do Arroio Sapucaia e Esteio, principalmente nas Travessa Taquara, e ruas Quarai, Érico Veríssimo, São Borja, Beira Rio, Arthur da Silva, Vasco da Gama, Três Caravelas e Ceará

Bairro Liberdade, principalmente no trecho entre o Arroio Sapucaia e Arroio Esteio (Navegantes)

Bairro São Sebastião


Danos humanos
Desabrigadas - 55 pessoas
Deslocadas  - 115 pessoas
Desalojadas (desabrigadas + deslocadas) - 170 pessoas
Afetadas - 1.517

Danos materiais
Residências atingidas - 577
Espaços públicos atingidos - 1
Residências destruídas - 4

Informações:  Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação (51) 3433-8125.



 

Nenhum comentário: