segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cartaz denuncia responsáveis pelo descarte irregular de lixo no passeio público em Esteio.





Imagens capturadas hoje, segunda-feira, dia 14/02/2011, em Esteio
 Morador de Esteio não aguenta  mais a grande quantidade de lixo depositado por seus vizinhos na lixeira. Cansado desta situação, se revolta e coloca um cartaz denunciando os responsáveis, com o objetivo de tentar resolver o problema.

Morador da avenida Padre Claret em Esteio, reclama que alguns vizinhos do prédio ao lado utilizam a lixeira colocada em frente a sua residência, na divisa dos terrenos. Algumas pessoas têm mania de jogar toda espécie de lixo na lixeira e isso ocorre há muito tempo. Dizem que nenhum tipo de conversa ou discussão resolveu o problema. 

Certamente que o reclamante não ficaria incomodando se os vizinhos tivessem cuidado ao colocar o lixo dentro da lixeira. Pelo que parece, ele já deve estar cansado de juntar o lixo que não é seu espalhado na calçada. Diariamente ele junta o lixo porque os cachorros mexem nos sacos em busca de alimento, por não ser colocado direito e também por não respeitar os dias e horários de colocar esse lixo.

Os moradores que residem no prédio ao lado, que colocam o lixo na lixeira , defronte a casa do vizinho, deveriam organizar para que haja um cesto de lixo do lado de fora do prédio onde moram, mas que atenda a as exigências mínimas para ter uma boa convivência. 

Imaginando que seria uma pequena lixeira, o vizinho autorizou a instalação, mas pelo que parece já está arrependido, porque do solicitante everia instalar um pequeno cesto e não descartar o lixo da forma irregular como está acontecendo. A lixeira deveria ser mantida mais próxima da rua para facilitar a coleta e ser bem efetuada pela empresa limpeza urbana, contratada pela prefeitura de Esteio.


 Imagens capturadas hoje, segunda-feira, dia 14/02/2011, em Esteio.
Infelizmente em outro caso, um morador de Esteio arranjou uma maneira para resolver o problema, pegou o lixo depositado na lixeira em frente da sua residência e jogou no pátio do vizinho, em frente a porta da casa dele. Dizem que ainda escreveu um bilhete com um recado tipo: "Este lixo é teu!”. Deu resultado, mas foi uma situação constrangedora.

Eu não vejo mal algum colocar o lixo na lixeira em frente a casa do vizinho. Desde que solicite autorização para uso da lixeira, mediante a acomodação adequada do lixo e não largue sujeira jogada de qualquer jeito na lixeira ou na calçada.


Lixo dos moradores do condomínio espalhado na calçada do vizinho
 SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Segundo informação de um antigo morador da avenida Padre Claret, após a construção do prédio acima citado, o proprietário solicitou ao antigo morador da residência ao lado, autorização para colocar uma pequena lixeira na calçada.  Considerando que o prédio seria alugado para churrascaria, pizzaria ou restaurante e por questões de saúde pública, uma lixeira não poderia ser instalada em frente ao local. Compadecido com o drama do vizinho, o pai do atual morador, gentilmente consentiu que fosse colocada, o que deveria ser uma pequena lixeira na calçada, ao lado do portão de entrada para a garagem.

Os antigos moradores já são falecidos e os atuais enfrentam, quase que diariamente, o drama da sujeira espalhada pela calçada e do mau cheiro que atrai cães, gatos, ratos, baratas, mosquitos e outros insetos. Além disso, várias vezes o caminhão coletor de lixo, caminhões de mudança e carros de propriedade dos inquilinos  estacionaram sobre a calçada do vizinho, que atualmente está toda quebrada em decorrência disso. 

Desde ontem à noite, domingo (13), até hoje à tarde, grande quantidade de lixo continua espalhada por toda calçada do vizinho, ao lado do prédio de apartamentos, inclusive com restos de gêneros alimentícios podres. Depois de procurar insistentemente resolver o problema, inclusive procurando a síndica do condomínio, que não foi encontrada.  Os locatários também não solucionaram o problema e o vizinho acabou colocando o cartaz, como protesto, em cima da lixeira. Deu para entender?



Nenhum comentário: