segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Caminhão da Prefeitura despeja líquido e o mau cheiro incomoda quem passa no local









Líquido sujo e mau cheiroso despejado por caminhão da Prefeitura de Esteio, no passeio público próximo ao prédio do antigo seminário claretiano, demonstra o descaso com o meio ambiente. 

O líquido, que certamente não é água benta ou suco de laranja, escorreu pela calçada (que está coberta de mato e lixo) e acabou sobrando no asfalto. Devido ao mau cheiro do líquido descartado, a população evita passar no local. A queixa é de moradores do Parque Claret, que exigem uma "solução" urgente por parte da municipalidade.

Grande parte do efluente líquido despejado pelo caminhão da Prefeitura, provavelmente trata-se de resíduos retirados de esgoto da cidade. A mim me parece que é  água suja lançada no meio ambiente, resultado do apodrecimento do material orgânico que pode  estar transportando elementos da decomposição de outros resíduos, incluindo os tóxicos.

À medida que a sujeira se mistura, a coloração da água se torna escura e o mau cheiro, cada vez mais forte, chegando a causar náuseas. Esse líquido de cor preta, despejado no passeio público pelo caminhão da Prefeitura de Esteio é extremamente malcheiroso e atinge o arroio por meio de um barranco entre o matagal.

O efluente descartado no meio ambiente poderá ser fluido residual ou rejeito de processo industrial, esgoto sanitário, água suja ou qualquer outro fluido, tratado ou não. Quem sabe?
Não se pode avaliar o líquido só por sua cor escura e nem por isso se é contaminado, mas o que podemos afirmar, considerando o mau cheiro,  é que o caminhão da Prefeitura,  certamente não anda despejando água benta, nem suco de laranja no Parque Claret. 

O prefeito de Esteio poderia tentar impedir que o efluente fedorento continue sendo despejado naquele local.





Nenhum comentário: