quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Remendo e restauração asfáltica em Esteio.






Em péssimas condições, transporte se torna transtorno e prejuízo para empresas, motoristas e pedestres que criticam a má conservação de algumas ruas do município de Esteio.
 
 
Um morador da rua Rio Grande, zona central da cidade, relatou que a buraqueira no asfalto persiste há vários meses, sem solução. Ontem mesmo, durante o período de chuva, uma equipe de tapa-buracos contratada pela Prefeitura de Esteio cobriu alguns buracos (cheios d’água) com asfalto, mas o problema da buraqueira continua.

Perigo: buraco sem sinalização.
Mais preocupante é que ninguém interditou o local ou sinalizou o grande buraco que se abriu bem no meio da rua (foto acima). Operários a serviço do poder público trabalham nas imediações do buraco, até nos dias de chuva. intensa Agora, só nos resta rezar para que as restaurações asfálticas durem por algum tempo, porque vários remendos realizados em Esteio (em dia de sol) já se romperam.

Atualmente estamos assistindo equipes de tapa-buracos que estão fazendo o remendo do remendo, para remendar outro remendo. Existem algumas ruas do município que já temos isso bem claro, principalmente na maioria das quadras do centro da cidade. Dizem que é um novo asfalto, mas na verdade, diariamente nos deparamos com o remendo do remendo, de um outro remendo mais antigo.



 É sempre na época de chuva, que a comunidade volta a conviver com os problemas ocasionados pelos buracos que se multiplicam nas ruas do município.

Bastam alguns minutos circulando em Esteio para se observar mais e mais buracos surgindo no asfalto, principalmente depois da chuva. Além do desconforto de cair nos buracos, as crateras oneram a população de muitas maneiras. Entre elas, destacamos a troca de rodas amassadas, pneus estourados, amortecedores e molas quebradas, geometria, balanceamento das rodas e o realinhamento dos veículos. Os acessórios de peças e as oficinas mecânicas agradecem.




 Em algumas ruas de Esteio os remendos começaram a se soltar, e o asfalto se esfarela, dia-a-dia, aos poucos. Em minha opinião, existe a necessidade de recape completo, não de tapa-buracos. Acho que ficar remendando asfalto já desgastado é desperdiçar dinheiro público.


Em alguns bairros a situação não é diferente do centro da cidade. Os buracos já tomaram conta e quase não há condições de trafegar normalmente. Se a situação se agravar poderá comprometer o atendimento a emergências do resgate, bombeiros, ambulâncias e viaturas policiais.

A falta de reparo constante permite que o problema dos buracos no asfalto se agrave e na operação “Tapa Buracos” em Esteio apenas alguns pontos receberam o recapeamento asfáltico, dizem “meia-boca” e que em vários locais já está indo embora com a quantidade de chuvas dos últimos dias.






Será que um determinado remendo no asfalto,  realizado em dia de chuva, não terá vida útil muito menor do que deveria ter?



Nenhum comentário: