quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Imagens expõem descaso com os usuários do transporte coletivo em Esteio




Em Esteio o lixo é um problema sem solução.


Fotos capturadas hoje, dia 24/02/2011, na rua Novo Hamburgo em uma área de terra de propriedade do Município de Esteio.
No ponto de embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, recentemente inaugurado na Rua Novo Hamburgo, o barro e o lixo acumulado no entorno chama a atenção dos usuários pelo descaso da Prefeitura.

Para manutenção da limpeza, a Prefeitura mantém uma equipe, que responde também pelo corte da grama no entorno. Porém, o lixo só tem sido recolhido quando ocorrem as roçadas. E vamos combinar, demora um tempão para acontecer. O flagrante da foto é da nova parada de ônibus da Rua Novo Hamburgo, inaugurada no passeio público de uma área de terra de propriedade do Município de Esteio que está completamente abandonada.

Manter a cidade limpa é dever de todos, inclusive da Prefeitura de Esteio






Fotos capturadas hoje, dia 24/02/201, em um terreno de propriedade do Município de Esteio que está abandonado e virou depósito de lixo.
Lixo no passeio público, em alguns terrenos de propriedade do município é uma cena bastante ilustrativa encontrada também na rua Novo Hamburgo, onde a nova parada foi instalada, exatamente no local que literalmente é um depósito de barro e lixo.

Os usuários do novo ponto de ônibus já não se espantam mais com a cena, inclusive demonstram certa habitualidade com a estranha e humilhante situação de terem um depósito de lixo como ponto de ônibus. A situação é muito desconfortável para quem precisa esperar o ônibus todos os dias no local.

Segundo uma comerciária que aguardava a chegada do coletivo, a maioria das ruas da cidade está um lixo. “A parada de ônibus só está desta maneira porque os políticos não pegam ônibus. O ano letivo já começou e o bairro não tem uma parada de ônibus decente para os alunos, que se depender da administração, irão pisar no barro e no lixo até o final do inverno”.

A pintura do meio fio, na cor amarela é bem novinha, mas o lixo já está lá um tempão. Veja as postagens anteriores, 2009, 2010 e 2011.
De acordo com a moradora, a Prefeitura de Esteio deveria se preocupar para o risco de formação de focos de dengue nos lixões espalhados pela cidade. “O acúmulo de lixo neste terreno da prefeitura, no ponto de ônibus e no asfalto poderá gerar a retenção das águas da chuva e a possibilidade de nestes locais virar foco do mosquito Aedes aegypt”, alertou.

Lixo espalhado nas calçadas, pneus, monitores, móveis velhos, animais mortos descartados, são cada vez mais parte do cenário urbano do nosso município. A cobrança, geralmente acaba recaindo sobre o poder público municipal. Mas, dificilmente, cobra-se de quem cometeu o ato. Porém, em suas propriedades a prefeitura de Esteio também não serve como referência de bom exemplo.

Nenhum comentário: