quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Propaganda irregular nas paradas de ônibus é prática comum em Esteio.


Foto: dia 10/02/2011 - Esteio.
Imagens 11/02/2011 - Esteio

Em Esteio, muitas pessoas não sabem, mas é expressamente proibido colar qualquer tipo de panfleto, cartaz ou afim em bem público ou de uso comum, como pontos de ônibus. 

Qualquer tipo de propaganda colocada nas paradas de ônibus é irregular e expressamente proibido, com amparo em lei. Os infratores que utilizam essa forma de divulgação de trabalho ou produtos costumam expor aos interessados, endereço completo e telefone de contato, facilitando o trabalho da fiscalização municipal para punir quem deixa a cidade com o aspecto de suja.
 
Poderão ser responsabilizados pelos anúncios irregulares: pessoas físicas ou jurídicas que confeccionam, instalam, distribuem ou anunciam de forma ilegal.

Algumas pessoas, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e autônomos em geral usam os abrigos dos pontos de embarque e desembarque de usuários do transporte coletivo, como ferramenta de publicidade, com baixo custo.

Basta dar uma olhada pelas ruas do município de Esteio para observar a prática ilegal. Têm pessoas procurando animais desaparecidos, clubes divulgando bailes, casas de shows anunciando eventos, cursinhos com promoções espaciais para novos alunos, vendas em geral, promessas de curas milagrosas, empregos com altos salários e até cartomantes adivinhado o futuro.


Imagens 11/02/2011 - Esteio
 População usa os abrigos dos pontos de ônibus para fazer publicidade irregular. Foto: dia 10/02/2011 - Esteio.

Embora o baixo custo da propaganda ajude na manutenção da maioria dos pequenos negócios, colocada nas paradas de ônibus irregularmente, principalmente à noite, torna a cidade de Esteio (ainda mais) suja. 

Para impedir esse tipo de infração irregular é necessário flagar os infratores colando a propaganda. A fiscalização cabe a guarda municipal da prefeitura de Esteio que tem o dever de coibir essa prática ilegal, mas devido a pouca quantidade de fiscais a tarefa não é muito fácil.



Imagens 11/02/2011 - Esteio
 Certamente que a fiscalização municipal encontra dificuldade para coibir essa prática proibida por força de uma lei, considerando que muitos cartazes e panfletos são colocados à noite, por  pessoas ou empresas de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, entre outras cidades da região metropolitana.


Nenhum comentário: