sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA:

Para que você tenha um início de ano tranqüilo e férias proveitosas são importantes adotar algumas dicas no seu dia-a-dia relacionado à segurança pessoal e da sua residência. 

Nesta época do ano, é comum ver várias famílias viajando para outras localidades, principalmente para o litoral gaúcho e catarinense, diminuindo assim, o fluxo de pessoas nas ruas e nos bairros das nossas cidades. Todos esses movimentos são um atrativo para os ladrões, pois as maiorias das residências ficam mais tempo desocupadas, é quando a segurança deve ser redobrada. Desta forma converse com o seu vizinho de confiança, informando que irá viajar, deixando um telefone de contato para eventuais emergências que surgirem. No caso do seu vizinho não tenha tido oportunidade de lhe avisar de que irá viajar, por uma questão cidadania, de forma voluntaria você tem condições de colaborar com a segurança da sua rua e do seu bairro, principalmente quando observar pessoas em atitudes suspeitas, próximo as residências que se encontram fechadas. Pegue características destas pessoas, tais como: quantidade, tipo de roupa que estão usando, altura, cor de pele, se estão a pé, ou se estão utilizando um veículo, não se esqueça de pegar o número das placas. E em seguida, faça uma ligação para o telefone de emergência da Brigada Militar via “190”, e descreva a situação visualizada, passando as informações necessárias para o policial militar.


ALGUMAS DICAS PARA EVITAR SURPRESAS DESAGRADÁVEIS NESTA ÉPOCA DO ANO

Se for Viajar:

Faça uma revisão geral do seu veículo em uma oficina de confiança. Carregar o seu carro dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam a sua movimentação. Cancelar entrega de jornais, revistas e ter uma pessoa da sua confiança para retirar as correspondências que chegarem a sua residência. Evite problemas de curto-circuito e descargas elétricas, retirando das tomadas equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, além disso, você irá economizar energia elétrica. Não deixe luz acessa ininterruptamente, pois irá indicar que o imóvel esta vazio. Se tiver jardim em casa, contrate alguém de confiança para mantê-lo limpo.

Brigada Militar - fone 190
Em Casa:

Tenha sempre à mão o telefone de emergência: 190 Brigada Militar e 193 Bombeiros. Marque hora com as pessoas que farão serviços em sua casa; exija sempre identificação e nunca as deixe sozinhas. Guarde em local seguro as notas fiscais de série de seus bens (TV, som, vídeo, relógios).  Ao sair, certifique-se de que as portas e janelas voltadas para áreas externas estão trancadas, inclusive a garagem.  Procure conhecer seus vizinhos - onde trabalham telefones, hábitos, horários de saída e chegada. Selecione criteriosamente os prestadores de serviço de sua residência, com referências anteriores. Instale grade nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Não forneça dados pessoais por telefone e oriente os empregados para que façam o mesmo. As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazê-los para casa sem autorização.

Via Pública:

Bolsas devem ser conduzidas na frente do corpo, com as alças firmemente seguradas. Em trechos escuros ou desertos, prefira o ponto da calçada mais próximo da rua. Não use carteira nos bolsos de trás. Não transite a pé ou em transporte coletivo portando somas elevadas, jóias ou outros valores. Se você achar que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento. Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados. Tenha cuidado com o número de sua senha bancária. Referências óbvias, como a data de nascimento facilita correlação para uso indevido. Não reaja a assaltos. Evite fazer gestos bruscos que possam ser confundidos como reação da sua parte. Mantenha-se calmo. Quando possível, telefone para o 190 e procure a delegacia mais próxima para registrar a ocorrência. Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em lugar discreto e não conte o valor em público Se perceber que está sendo seguido por alguém, aja com naturalidade e entre em qualquer lugar público.  Carregue seu celular da maneira mais discreta possível. Não ande com todos os seus documentos ou todos os seus cartões de crédito, se não houver extrema necessidade.


No Trânsito:

Use aparelhos de CD e rádios de gaveta. Muitos ladrões estouram o vidro do carro ou o painel para levar os aparelhos À noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente. Essa providência facilitará o arranque em caso de emergência. Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Procure deixá-lo próximo a locais vigiados durante todo o dia e noite. Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente noite. Saiba de cor a placa do seu automóvel Utilize travas de segurança e alarme no carro. Ao descer, leve com você embrulho, bolsas, pacotes e roupas, assim como documentos do carro. Esteja atento a cotoveladas, empurrões ou conversas banais nos coletivos. Essas atitudes podem significar o início de um crime. Evite namorar ou ficar conversando dentro do carro à noite. Acostume-se a trancar as portas e não deixar as janelas abertas. Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista.  Separe o dinheiro da passagem, para não mostrá-lo na hora de pagar. 
 
 Fonte:
BRIGADA MILITAR PREVENTIVA À SERVIÇO DA COMUNIDADE.


Nenhum comentário: