domingo, 6 de fevereiro de 2011

Descargas clandestinas de pneus usados em áreas desocupadas preocupam a população de Esteio



Fotos: 05/02/2011 - Esteio
Em Esteio alguns irresponsáveis descartam pneus usados na via pública, em terrenos baldios e arroios, constituindo um problema ambiental sob muitos aspectos, representando também uma ameaça à saúde pública, formando ambientes propícios à disseminação de doenças. 

Não possuimos estimativa a respeito do número de pneus inservíveis abandonados em Esteio, mas  sabemos que os pneus usados e abandonados na via pública e nos terrenos baldios constituem um perigo, se forem  incendiados, a borracha é de difícil extinção, sendo os resultados da combustão nocivos para a saúde da população. Além disso, os pneus descartados também servem como abrigo de ratos, baratas, moscas, viveiros de mosquitos e outros animais.

A grande quantidade de pneus usados e jogados nas ruas de Esteio constitui um sério problema ambiental. Considerando que a acumulação de água da chuva nos pneus inservíveis, quando descartados de forma irregular, tornam os  locais ideais como criadouro de insetos e outros vetores de transmissão de doenças, entre eles o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Enquanto a fiscalização da prefeitura de Esteio não identifica os proprietários das cargas de pneus usados nos locais públicos, esses pneus deveriam ser recolhidos, picados e enviados ao Aterro Sanitário de Gravataí, que também recebe os resíduos sólidos urbanos do nosso município.

Nenhum comentário: