sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Capim, buracos e lixo tomam conta das calçadas dos terrenos de propriedade do Município de Esteio




Passeio público de um  terreno de propriedade do Município de Esteio
O mato, os buracos e o lixo estão tomando conta de alguns terrenos de propriedade do município de Esteio, mas o que mais impressiona é o descaso da municipalidade com os próprios imóveis.
 
Casa de ferreiro, espeto de pau. Essa expressão é usada quando queremos dizer que a municipalidade é hábil para solicitar que a população mantenha seus imóveis e calçadas limpas em condições de uso, mas não usa essa habilidade a favor próprio. Como por exemplo, um mecânico que trabalha em uma oficina, regulando o carro dos outros, mas deixa o seu próprio carro completamente desregulado. Deu pra entender?








Passeio público de um  terreno de propriedade do Município de Esteio
Em Esteio, pedestres têm que encarar calçadas perigosas, cheias de buracos, lixo e mato, inclusive nos imóveis de propriedade do Município. Muitos dizem que a conservação do passeio público é responsabilidade do proprietário, mas fiscalização certamente é da Prefeitura. Calçadas mal conservadas, esburacadas ou com muito capim são um problema comum da maioria das ruas da cidade. Segundo um funcionário público, a lei determina que a manutenção e limpeza da calçada é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas recentemente o Tribunal de Justiça do Estado condenou um  Município a pagar indenização por danos morais a um homem que sofreu queda em decorrência da má conservação da calçada.




Passeio público de um  terreno de propriedade do Município de Esteio
É grande a dificuldade que os pedestres enfrentam diariamente ao transitarem por calçadas estreitas, com desníveis, pedras soltas, buracos, lixo e mato, inclusive em terreno baldios, que pertencem a Prefeitura de Esteio. Na maioria deles, cadeirantes tem que usar a rua para passar, assim como mães com carrinhos de bebês encontram grande dificuldade. 

A Prefeitura deveria nivelar e realizar benfeitorias em todas as calçadas, principalmente as de sua propriedade, para melhor acesso dos pedestres, além de oferecer bom exemplo a população.


Nenhum comentário: