Passeio público de um terreno de propriedade do Município de Esteio |
O mato, os buracos e o lixo estão tomando conta de alguns terrenos de propriedade do município de Esteio, mas o que mais impressiona é o descaso da municipalidade com os próprios imóveis.
Casa de ferreiro, espeto de pau. Essa expressão é usada quando queremos dizer que a municipalidade é hábil para solicitar que a população mantenha seus imóveis e calçadas limpas em condições de uso, mas não usa essa habilidade a favor próprio. Como por exemplo, um mecânico que trabalha em uma oficina, regulando o carro dos outros, mas deixa o seu próprio carro completamente desregulado. Deu pra entender?
Passeio público de um terreno de propriedade do Município de Esteio |
Em Esteio, pedestres têm que encarar calçadas perigosas, cheias de buracos, lixo e mato, inclusive nos imóveis de propriedade do Município. Muitos dizem que a conservação do passeio público é responsabilidade do proprietário, mas fiscalização certamente é da Prefeitura. Calçadas mal conservadas, esburacadas ou com muito capim são um problema comum da maioria das ruas da cidade. Segundo um funcionário público, a lei determina que a manutenção e limpeza da calçada é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas recentemente o Tribunal de Justiça do Estado condenou um Município a pagar indenização por danos morais a um homem que sofreu queda em decorrência da má conservação da calçada.
Passeio público de um terreno de propriedade do Município de Esteio |
É grande a dificuldade que os pedestres enfrentam diariamente ao transitarem por calçadas estreitas, com desníveis, pedras soltas, buracos, lixo e mato, inclusive em terreno baldios, que pertencem a Prefeitura de Esteio. Na maioria deles, cadeirantes tem que usar a rua para passar, assim como mães com carrinhos de bebês encontram grande dificuldade.
A Prefeitura deveria nivelar e realizar benfeitorias em todas as calçadas, principalmente as de sua propriedade, para melhor acesso dos pedestres, além de oferecer bom exemplo a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário