sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tradicionalistas tomam conta do Parque Assis Brasil na Semana Farroupilha de Esteio


Com a palavra o prefeito Gilmar Rinaldi ao lado do ex-governador Olívio Dutra

Começou na noite do dia 13 uma das maiores festas populares da Grande Porto Alegre. Com direito a participação do ex-governador Olívio Dutra, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, abriu oficialmente a Semana Farroupilha de Esteio. Até a próxima terça-feira, 20 de setembro, estão programadas diversas atividades no palco principal, montado no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil. A festa também está garantida, com muita música, churrascada e preservação da tradição nos 80 piquetes e cinco CTGs que montaram seus acampamentos no local.

   Gilmar recebeu a Chama Crioula, acesa na cidade de Taquara e trazida para o município por nove cavalarianos, na entrada do Pavilhão Internacional. Depois, acompanhado pelo ex-governador, pelos patrões de CTGs, por secretários municipais e por tradicionalistas, o prefeito levou o fogo farroupilha até a frente do palco principal, onde foi realizada a cerimônia oficial de abertura. “Vamos usar esse espaço público para a cultura gaúcha, para a cultura tradicionalista, e vamos preservar o restante do patrimônio público e privado que está aqui neste parque”, recomendou.

 Na cerimônia, o patrão do Piquete Galpão do Boqueirão e coordenador dos cavalarianos que foram buscar a chama, Valdir Nunes, lembrou de um pedido que fez, no ano passado, na abertura da Semana Farroupilha de Esteio, atendido pela Prefeitura. “Neste mesmo dia, solicitamos um pavilhão a mais do parque para fazermos o nosso evento e o prefeito Gilmar Rinaldi se comprometeu, foi atrás e conseguiu. Hoje, temos a mais este pavilhão, da Agricultura Familiar. Em nome de todos os tradicionalistas, muito obrigado, por mais esse pavilhão,”, comentou.
 
   Convidado a falar, o ex-governador Olívio Dutra lembrou da importância da Semana Farroupilha para a preservação da história do Rio Grande do Sul. “Como disse o Jayme Caetano Braun (poeta), o Rio Grande é um país que se acolherou ao Brasil e nós nos honramos da forma como nossos antepassados definiram as fronteiras do nosso estado”, comentou Olívio que, frente ao governo do Estado (1999 a 2002) permitiu o uso do Parque Assis Brasil para a Semana Farroupilha de Esteio.

   Depois da cerimônia, a festa começou no palco principal, com apresentações artísticas e baile com o grupo Alma do Pampa e muita movimentação nos piquetes e CTGs. (Fonte: Comunicação Esteio)

Nenhum comentário: