terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seres humanos "vivendo" no lixo, o cartão de visita de Esteio.


O clíck indiscreto do dia-a-dia continua atento a esse quadro lamentável de seres humanos abandonados pelo Poder Público, “vivendo” no meio do lixo em situação de risco. Certamente que a população esteiense espera que medidas urgentes sejam adotadas.










Um dos principais acessos a cidade de Esteio está se formando um lixão, e o que é pior... com pessoas “vivendo” no lixo.

O programa jornalístico de maior audiência da Rádio Gaúcha, o “Gaúcha Hoje”, através do seu apresentador Antonio Carlos Macedo, alertou os ouvistes da emissora, hoje (27), para a grande quantidade de lixo descartado no acostamento da BR 116, imediações da Vila Pedreira, em Esteio.

A notícia do “Gaúcha Hoje” para os moradores da Vila Pedreira não foi novidade, mas de grande repercussão para os motoristas que trafegam pela rodovia e para a maioria da população esteiense ligada no rádio.

O clíck indiscreto do dia-a-dia foi conferir e flagrou um casal dormindo no meio do lixo sob o viaduto da BR116, acesso ao Município de Esteio, defronte ao Parque Internacional de Exposições Assis Brasil – Expointer. O clíck das câmeras mostra o quanto a Administração Municipal da "cidade mais humana" faz pouco caso, relaxa as suas atribuições, sem se preocupar com as consequências negativas para a saúde pública, provocadas pelo acúmulo de lixo.


Esteio é uma cidade que poderia ser exemplo da preservação da natureza, ainda mais por aspirar à condição de ”Cidade mais humana”, mas infelizmente a população costuma transferir a responsabilidade das suas ações para o Poder Público.





Quem chega e quem sai de Esteio pela rodovia BR 116 que dá acesso à Esteio também se depara com o lixo bem na entrada da cidade, poucos metros após a entrada da Vila Pedreira e próximo ao portão principal da fábrica de cimento Votaram.



A mim me parece que em Esteio está começando a ficar impossível salvar o meio ambiente se a população não faz a sua parte, simplesmente descartando o lixo em um lugar adequado, o Poder Público não realiza campanhas educativas, não fiscaliza e também não multa ninguém.




Os moradores da Vila Pedreira (os que não jogam lixo na via) reclamam da grande quantidade de lixo jogado na BR 116 e pedem que a prefeitura instale uma caçamba no local ou faça a limpeza periodicamente.

 

Durante o período da Expointer Tudo está bem limpinho, mas antes e depois da feira o lixo e o mau cheiro recebem turistas em Esteio. Este é o nosso triste cartão de visita que temos para dar aos visitantes.



Segundo alguns esteiense, o lixo já é marca registrada da Administração Municipal e está por todos os lados do nosso Município, outros enfatizam o abandono das áreas de praças e outras áreas de laser.




As Secretarias de Meio Ambiente, Limpeza Urbana e aAsistência Social  da Prefeitura Municipal de Esteio deveriam se preocupar com as pessoas que “vivem” no lixão que toma conta das imediações de um importante ponto turístico do nosso Município e do acostamento da BR 116. O local recebe  uma vêz por ano, durante o período da Expointer, os cuidados da prefeitura, mas depois tudo volta como dantes no quartel de Abrantes.






Nenhum comentário: