quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Câmeras de videomonitoramento de Esteio flagram caminhão jogando lixo em rua


Imagem câmerade videomonitoramento da Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT) de Esteio - 26/2011/09)


Um caminhão que estava jogando entulho na Rua Ezequiel Nunes Filho, em Esteio, foi identificado pela equipe que acompanha as imagens das câmeras de vídeomonitoramento do município. 


O veículo foi multado pela Fiscalização de Trânsito pela infração, considerada pelo Código Brasileiro de Trânsito como média (R$ 85,12), e a empresa responsável pagou a taxa de recolhimento de lixo à Prefeitura para que o material fosse retirado.

Cada vez que uma situação dessas é identificada, as equipes da Prefeitura primeiro buscam orientar a pessoa que está jogando o lixo em local inadequado a levar os dejetos a um dos Ecopontos disponíveis no município (Vila Olímpica e Novo Esteio). Em caso de recusa, a pessoa pode pagar para a Prefeitura retirar o material. Em último caso, a pessoa é autuada e paga multa.

Com uma câmera por quilômetro quadrado, Esteio tem o sistema de videomonitoramento mais abrangente do Estado. São 32 câmeras ajudando na vigilância do município e em apoio às forças de segurança da cidade, como a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.


Prefeitura oferece serviço de coleta de entulhos

O morador da cidade que tiver materiais para descarte não deve colocá-los em áreas públicas como ruas e terrenos baldios. A Administração Municipal disponibiliza um serviço de recolhimento, a baixo custo. Basta procurar a Prefeitura, fazer a solicitação para a coleta e pagar a taxa de R$ 18,50. Depois, é feito o agendamento para retirada do lixo. Posteriormente, esses materiais retirados são encaminhados ao aterro de inertes, localizado em Gravataí. (fonte: comunicação PM Esteio)



Nenhum comentário: