sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A origem dos vícios

José Mazzarollo

“A ausência de valores morais e espirituais dentro da familia, abre vazios de insatisfação no coração dos filhos.”


Os vícios maltratam a saúde e escravizam o coração. O número dos viciados se multiplica assustadoramente. Por isso Deus faz contínuas advertências em relação aos males causados pelos vícios. Há campanhas milionárias execrando-os. Nas  carteiras de cigarro, estão estampadas figuras de fumantes definhando, mesmo assim muitos pagam para morrer. Será que a culpa está nas campanhas mal elaboradas? Por que os jovens, especialmente eles, abrem as portas ao natural para o cigarro, o álcool e as drogas? Será que eles não sabem a tirania que o vicio impõe sobre o viciado? Não tem eles milhares de colegas escravizados, outros presos, outros acidentados e outros tantos mortos? Todos frutos dos vícios. Onde estaria a causa?

    É extremamente fácil descobrir a origem de todos esses males, porque a técnica da perversidade e da mentira é sempre a mesma desde que o homem está no mundo. O diabo é velho nessa técnica desde o jardim do Édem quando seduziu Eva a comer o fruto proibido. Os argumentos utilizados: Nada vai te acontecer, pelo contrário, vai ser muito bom e ganharás sabedoria. O diabo sempre vende o pecado com uma embalagem de dar inveja aos mais renomados publicitários do design. Faz comprar pelos olhos, porque o conteúdo é falso. Mas sabendo disso por que os vícios se multiplicam? O nosso coração tem portas e janelas como uma moradia qualquer. Também tem dependências e alojamentos para hospedar os visitantes. Recordemos a palavra de Deus: "Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos!" (Jer 4.14). Vejam como na vida humana o exemplo ilustra com propriedade a nossa meditação. Há pessoas que se dizem hospitaleiras e abrem as portas a todo e qualquer vivente. Batem a nossa porta todas as criaturas possíveis, desde vendedores de religião a amigos íntimos. Abriríamos as portas a todos? Certamente que não. A seleção se faz necessária. Hospedar alguém que traz maldade é contaminar o ambiente.

    Cada visitante traz consigo a sua medida de luz ou de trevas. Cada pensamento que hospedamos no coração também. Deus advertiu: Até quando vais hospedar maus elementos no teu coração? São eles os responsáveis pela entrada dos vícios. Então a receita primeira é: Não dar hospedagem, isto é, não receber, ou deixar entrar maus pensamentos. Todo o pensamento é  semelhante a uma semente que vai produzir seu respectivo fruto.

    Para evitar a entrada do mal, não bastam campanhas publicitárias mostrando as consequências, mas responsabilizar pais e educadores a preencher as dependências do coração dos filhos com amor, disciplina, educação, respeito, fé. Então quando o mau pensamento chegar ele encontrará a casa ocupada, e terá de voltar. Contudo, a sociedade de hoje intensifica campanhas demonizando as drogas, mas não faz absolutamente nada para solucionar na origem o mal. Não adianta torpedear as drogas com difamações, se as portas e janelas do coração ficam escancaradas. A ausência de valores morais e espirituais dentro da familia, abre vazios de insatisfação no coração dos filhos. A corrida pela sobrevivência também tem distanciado os pais dos filhos na fase mais sagrada e necessária da vida. O tempo não espera, se os pais não acompanham e educam, a "rua" se encarrega de ministrar seus conceitos. Tanto que os vícios não se restringem a bebida e as drogas. O mundo está preparando a destruição da familia. Catedráticos formados incentivam a infidelidade amorosa desde a adolescência. A troca de parceiros e banalização sexual, transformou o ato mais nobre, na relação mais vulgar. Os vícios são consequências e não causas. Se não forem solucionadas as causas, nem campanhas, nem a repreensão policial resolve. Tomemos o exemplo da dieta alimentar. Ela não pode começar na segunda feira e, também não tem resultados se começar na mesa da casa. Para vencer a gula devemos começar no supermercado. Cuidemos bem dos hóspedes que abrigamos no coração. Eles tem poder sobre as nossas decisões, então nada melhor do que convidar somente os pensamentos carregados de virtudes.  Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.

Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min.
 
Todas as Segundas das 19h às 20h, no Programa Comando da Cidade na TV Urbana e no Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11).

O livro, 
“Receitas
Espirituais”,
disponível 
em 
todas 
as 
livrarias
e na
Internet.

Nenhum comentário: