domingo, 4 de setembro de 2011

Entre visitantes e autoridades, corte da Expointer 2011 se destaca no Parque de Exposições



Rainha da Expointer, Juliana Oliveira Janke, e as princesas Nathália Zandonai da Paz e Graziele dos Santos.

Durante a semana de realização da Expointer, três meninas chamaram a atenção de visitantes, expositores e autoridades que passaram pelo Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Vestidas com trajes típicos, a rainha da feira, Juliana Oliveira Janke, e as princesas Nathália Zandonai da Paz e Graziele dos Santos, visitaram estandes, atenderam pedidos de fotos e acompanharam o prefeito municipal, Gilmar Rinaldi, em suas agendas, inclusive tendo a oportunidade de ficar ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff, por alguns instantes, após a abertura oficial do evento.

Este momento, aliás, foi escolhido por elas como algo que vai ficar memória. “Poder conhecer a Dilma, a pessoa mais importante do nosso país, foi muito emocionante”, afirmou 2ª princesa, Graziele. Para a rainha Juliana, poder conhecer mais pessoas fez valer a experiência de representar a cidade na Expointer. Já a 1ª princesa, Nathália, destacou o fato de poder estar presente no Parque diariamente e o contato com as outras integrantes da corte. “Quando era criança, tinha vontade de passar um dia inteiro aqui. Agora pude passar uma semana! E foi muito legal poder conhecer as gurias”, disse.

As três pretendem manter essa integração após o fim do evento. A idéia é poder participar de ações de voluntariado. Querem, também, convidar as representantes das cortes de anos anteriores para se unirem neste projeto. Elas já teriam recebido o convite de um hospital para fazer atividades de recreação com os pacientes.

O governador Tarso Genro, presidenta Dilma Rousseff, rainha da Expointer, Juliana Oliveira Janke e as princesas Nathália Zandonai da Paz e Graziele dos Santos.
O prefeito de Esteio Gilmar Rinaldi, o governador do Estado Tarso Genro,  a rainha da Expointer, Juliana Oliveira Janke e as princesas Nathália Zandonai da Paz e Graziele dos Santos.
Conheça um pouco mais sobre a corte da Expointer 2011
 
A Rainha da Expointer 2011, Juliana Oliveira Janke, é a mais nova das três integrantes da corte desta edição do evento. Com 14 anos de idade, ela encarou o fato de ser soberana da feira como uma oportunidade para o futuro. Estudante do 1º ano do ensino médio, tem entre seus sonhos fazer medicina. Mas os dias na exposição a fizeram pensar em outro objetivo de vida, ser modelo. “Sempre pensei nisso, mas me faltava dar o primeiro passo. Ser Rainha da Expointer pode ser essa chance”, afirmou.


Juliana tem uma irmã mais velha, de 18 anos de idade, e um irmão mais novo, de quatro anos. Além dos estudos, Juliana integra o grupo de danças do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí. Uma de suas atividades favoritas é andar a cavalo no sítio da família. “É ótimo para relaxar, tira todo o stress”, comentou.


A 1ª princesa, Nathália Zandonai, tem 17 anos de idade e já coleciona 36 faixas de concursos de beleza que participou. Pretende seguir a carreira de modelo fotográfica, a qual começou desde pequena, quando aparecia em campanhas de publicidade. Além disso, gostaria de fazer um curso técnico em contabilidade ou trabalhar com gestão de pessoas. Por enquanto, é estudante do 3° ano do ensino médio e trabalha como menor aprendiz em uma loja em Sapucaia do Sul. “Quero agradecer ao meu chefe por me dar uma semana de folga para poder estar aqui no parque”, comentou. 

Nathália adora fazer festas com as amigas, sair para dançar e escutar música. Pagode, sertanejo e música eletrônica estão entre seus ritmos favoritos. Tem três irmãos. O mais velho, tem 21 anos, outro tem cinco e, em agosto, nasceu o caçula.


Mais ligada em assuntos políticos, a 2ª princesa, Graziele dos Santos, tem 21 anos e está planejando o casamento com seu noivo, Diego. No dia seguinte ao fim da Expointer, vai começar a trabalhar como auxiliar administrativa em uma empresa em Porto Alegre. Ela pretende entrar na faculdade de Direito para poder ingressar na Polícia Civil, onde fez estágio. “Quero seguir os passos do delegado de Esteio, Leonel Baldasso, que foi um exemplo para eu tomar essa decisão”, apontou.


Graziele tem quatro irmãos e uma irmã, sendo que ela é a mais nova. Esta foi a quarta vez que ela concorreu a Rainha da Expointer. “No início minha mãe não queria que eu participasse, mas depois ela me apoiou, como sempre”, afirmou. O gosto pela política herdou do pai. “Ele sempre me dizia que, se você não se atualizar sobre os assuntos, pode ser passado para trás. Ele me mostrou um texto do Bertold Brecht, ‘O Analfabeto Político’, que fala bem sobre isso”, explicou.

Sobre o concurso Rainha da Expointer
 
O concurso Rainha da Expointer foi realizado no final de julho. Neste ano, houve recorde no número de inscritas. Foram 49 concorrentes. Elas passaram por uma prova objetiva, testando os conhecimentos sobre Esteio e a exposição, antes do desfile final, que aconteceu no dia 28 de julho. No palco, 36 meninas concorreram para ocupar os três postos e representar o município na maior feira agropecuária da América Latina. (Fonte:Comunicação Esteio - Fotos:Adriano Rosa da Rocha)

Nenhum comentário: