domingo, 31 de janeiro de 2010

Vândalos depredam Cemitério Municipal de Esteio e atingem aproximadamente duas mil sepulturas nos últimos meses.

 Invasores levam portas de ferro e alumínio, placas metálicas, alças e crucifixos das sepulturas para vender. Cerca de 1.000 (mil) fotos em porcelana foram danificadas ou deixadas pelos ladrões ao levarem as molduras.
(fotos capturadas no Cemitério Municipal de Esteio hoje, domingo - dia 31/01/2010)

Na Delegacia de Polícia Civil de Esteio encontramos várias ocorrências registradas (874, 742, 600, 091...) nos dias: 12, 18, 21, 22, 12 e 29 de janeiro, pela administração do Cemitério Municipal. Somente neste mês foram seis ocorrências de vandalismo. 
A falta de segurança favorece a ação de vândalos e eles depredam  diariamente o Cemitério Municipal 2 de Novembro de Esteio.  Na tarde deste domingo, 10/01, a equipe do Clíck indiscreto do dia-a-dia  foi acionada por familiares de um esteiense sepultado recentemente,  para verificar as informações que chegaram, de que alguns túmulos haviam sido depredados, constatamos que pelo menos 2.000 (DOIS MIL ) túmulos, sepulturas e gavetas mortuárias foram danificadas nestes últimos meses, estão com as vidraças quebradas, fotos danificadas, alguns objetos colocados pelos familiares dos falecidos foram furtados, juntamente com portões de ferro e alumínio, molduras, letras e cruz de metal .
Até o momento poucos ladrões foram identificados e detidos pela polícia. Na ocorrência n° 600/2010 - DP/Esteio, foi apanhado em fragrante um homem que supostamente estava furtando flores, mas na maioria dos casos ninguém tem informações dos autores, porém um cidadão que preferiu não se identificar nos disse que constantemente vê movimentação no cemitério, durante a noite, quando acontece  tráfico de drogas.
Segundo a vizinhança, tudo acontece na calada da noite. Dizem que; “ Os invasores entram para  queimar pedras de crack, puxar fumo,  transar, furtar, largar despacho  de macumba ou se divertirem  e no dia seguinte os funcionários do sepulcrário  encontram fotos sem as molduras de metal,  túmulos e vidros quebrados,  sem portas, cruz , alças e até camisinhas usadas. Uma moradora que não quis ser  identificada disse: “Aqui à noite a droga corre solta na calçada, no muro dos fundos do cemitério ... há anos“, conta que alguns  invasores são jovens e andam armados, “não sei quem são ou onde moram”, concluiu.
A Prefeitura ainda não foi responsabilizada pelo descaso e a insegurança do local, mas algumas pessoas responsáveis pelos túmulos, sepulturas ou gavetas danificadas aguardam uma providência urgente da municipalidade para iniciar o conserto do que foi depredado pelos vândalos. Segundo informações,  prometem mobilização com “Abaixo Assinado”, protestos públicos e responsabilizar a Prefeitura  pelos danos, se nenhuma providência for tomada com urgência.
No Cemitério Municipal de Esteio estão “sepultados” entre 45 a 50 mil mortos aproximadamente. Estivemos lá, neste domingo à tarde e pudemos constatar que a administração está aparentemente bem organizada, dentro do possível. No  interior do cemitério encontramos uma equipe com várias roçadeiras aparando a grama e limpando as quadras. As capelas estavam limpas e bem cuidadas, mas em matéria de muro de proteção, guarda municipal e câmeras de segurança não existem.

Nenhum comentário: