quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Calçadas obstruídas: o descaso decorre muito mais pela falta de conscientização e fiscalização do que de conhecimento.



 
 
 
 
 
 
 
 

Quando há uma obstrução nas calçadas, a população do Município de Esteio deveria denunciar, ligando para a Prefeitura e os fiscais deveriam averiguar e autuar os infratores, mas não é o que acontece.


A população esteiense demonstra indignação quando caminha e encontra  calçadas da maioria das ruas obstruídas por veículos, materiais de construção, móveis, eletrodomésticos, lixo, caliça, contêineres, máquinas, bicicletas,  motocicletas, entre outros obstáculos.

 Outra preocupação dos pedestres em Esteio, mas que aceitável, é a constante obstrução nas calçadas resultante de reparos em encanamentos subterrâneos, obras de substituição do piso que causa a obstrução temporária, porque, ás vezes, não existirem  outras alternativas. O que a maioria das pessoas não aceitam é  o caso das obras que costumam obstruir o passeio com tapumes ou materiais de construção.

No entanto, em Esteio é bem comum nos deparamos, ao caminhar pela maioria das ruas e avenidas, com calçadas obstruídas por "coletores" de entulho, que muitas vezes obstruem o passeio deixando as caçambas sobre a calçada, construções em alvenaria, objetos de metal chumbados na calçada, com a finalidade de impedir que veículos estacionem (o que é bem normal) ou transitem sobre s calçadas, rampas de acesso e depósito de lixo.

Um grande problema que atrapalha a vida dos pedestres, é o lixo ali depositado nas calçadas, mas nesta questão começa o tal de empurra-empurra  entre prefeitura de Esteio e a população. A prefeitura alega que o cidadão não deve sujar as ruas, e está coberta de razão. mas também é dever da prefeitura fiscalizar e realizar a limpeza e o recolhimento de lixos em todas as ruas diariamente, o que não existe.

Outro grande problema é a rampa de acesso de garagens, principalmente quando a rua é em aclive  ou em  declive, onde a maioria das rampas de acesso de garagens iniciam a partir do meio fio, guia, criando uma  escadaria para os pedestres.

Nas fotos capturadas hoje, quinta-feira, dia 21/01/2010, na Rua Pinto Bandeira, esquina da Avenida Luiz Pasteur, no Bairro Três Portos, próximo a BR 116 em Esteio, mostramos uma empresa que deposita impunemente em cima do passeio público, por absoluta falta de fiscalização, dezenas de contêineres e todo o tipo de ferro velho que compra e vende.

Em 2009 (veja as postagens no nosso blog http://esteiodobrasil.blogspot.com), fotografamos a mesma empresa com os mesmos problemas e de lá para cá, por falta de fiscalização, não mudou nada. Infelizmente constatamos que as calçadas ainda estão totalmente obstruídas, portanto agora, vale perguntar ao Executivo Municipal de Esteio por onde andarão os pedestres?

Nenhum comentário: