sábado, 30 de janeiro de 2010

Esteio: calçadas obstruídas ou em péssimo estado de conservação.

Foto 29/01/2010, madeiras alertam pedestres para o perigo de buraco defronte a Prefeitura de Esteio.
 
(Fotos capturadas sexta-feira, dia 29/01/2010 em Esteio)
A má conservação de calçadas em Esteio não leva os fiscais da Prefeitura a notificar os imóveis em ruas e bairros da cidade. Os fiscais deveriam varrer a cidade intimando donos de imóveis, comerciantes e síndicos a tapar buracos e consertar as calçadas a fim de evitar acidentes, mas a prefeitura é a primaira a dar mau exemplo. Vários imóveis do Município estão em completo abandono.

Quem não cumprisse a determinação da Prefeitura, principalmente nas ruas pavimentadas, deveria receber multa. Os proprietários de estabelecimentos comerciais flagrados por mais de três vezes com a calçada irregular deveria perder o alvará. Com estas medidas, certamente as calçadas do Município não teriam mais problemas, mas ninguém faz porque não desejam perder votos?

Em minha opinião é obrigação do Poder Público manter as calçadas em perfeito estado de conservação. E o dever também é do dono da residência, condomínio ou do comércio a manutenção e a retirada de obstáculos colocados sem autorização.  

A ação dos fiscais da Secretaria de Trânsito causará  polêmica, mas os síndicos dos condomínios, proprietários de estabelecimentos comerciais e os donos das residências, que estacionam veículos sobre a calçada (o que danifica-a) também deveriam ser notificados.

Alguns moradores vivem fazendo reparos por conta própria, tanto nas calçadas como nos ruas, evitando que alguém se acidente. Marta de Oliveira (28), enfermeira, decidiu contratar um pedreiro e arrumar a calçada.  Seu João (56) pedreiro, instalou para Adriana Mello (37) dois  canos de concreto para impedir o estacionamento de carros no passeio público. “O estacionamento constante de veículos provocava grandes crateras, eu vivia gastando com os reparos”, alegou Adriana, não revelando, porém, se recebeu autorização ou não da prefeitura de Esteio para a colocação das barreiras.

Nenhum comentário: