sábado, 9 de janeiro de 2010

Perigo: Abelhas podem atacar moradores no Bairro Novo Esteio






A ferroada de uma abelha no ser-humano é muito dolorosa e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem. Seu ferrão é unido a um sistema venenoso que pode ser um perigo grave ou mortal em grande quantidade, principalmente para quem é alérgico à sua composição.

Moradores, motoristas e pedestres que residem ou transitam pelo Bairro Novo Esteio nas proximidades do Parque de exposições Assis Brasil – Expointer – mais precisamente na Rua Maracanã, estão pedindo providências urgentes para um problema muito sério.

É que, segundo denúncias de vários moradores, um suposto “apicultor” estaria com várias caixas para abelhas em um prério no fundo do terreno de sua propriedade, na zona urbana e estas abelhas poderão atacar as pessoas a qualquer momento. A residência possui, alarme, cerca eletrônica e câmeras de seguranças, mas que não empedem as "inocentes" abelhinhas invadirem as casas dos vizinhos.

Hoje, dia 08/01/2009, um morador entrou em contato com o Clíck indiscreto do dia-a-dia informando que tem filhos e netos que brincam em uma piscina que fica próximo as caixas das abelhas e que está preocupado com a irresponsabilidade do “apicultor. Vizinhos vivem com as janelas fechadas, não podem deixar alimentos, principalmente os que contém açúcar em cima da mesa durante as refeições e ficam preocupados com um eminente ataque das abelhas nos locais onde as crianças brincam. Dizem que já procuraram as autoridedes responsáveis e até o momento nada foi feito para resolver o problema.

Recentemente, em Porto Alegre, foi localizado um casal de idosos e dois cães da raça poodle, que foram atacados por um enxame de abelhas, foi preciso chamar os bombeiros para acabar com o enxame. Infelizmente os dois animais atacados não resistiram e faleceram, quanto ao casal, uma senhora de 60 anos e um senhor de 56, foram levados ao hospital e conseguiram recuperação. As abelhas estavam no assoalho da casa, no bairro Santo Antônio.

Essa noticia Serve também para deixar nossas autoridades municipais em alerta, pois as vezes, por descaso ou negligência, deixam enxames de abelhas em nossas casas ficarem cada vez maiores. Moradores, algumas vezes por medo ou até mesmo por pena das abelhinha que trabalharam tanto, não informam os órgãos competentes para a retirada do enxame que, “inocentemente” colocam em risco a vida de pessoas e animais. Segundo os especialistas, isso é completamente errado! Caso o enxame não for retirado, eles podem estar colocando a vida da sua família, dos seus vizinhos e também a sua vida em risco.

Por exemplo, em uma pessoa alérgica a abelha, qualquer picada pode trazer grandes complicações para sua saúde. Seus filhos ou netos que também podem ser alérgicos e por irresponsabilidade, um vizinho poderá estar colocando a vida de todos em risco mantendo enxames no quintal ou dentro da sua casa.

Portanto se você notar algum enxame de abelhas em sua casa, ou na casa de algum vizinho, principalmente na zona urbana do município de Esteio é recomendado pelos especialistas que chamem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que de um fim nele antes que seja tarde.

Especialistas em abelhas dizem que para escapar de um ataque de abelhas é cobrir a cabeça e correr para um abrigo. Se encontrar algum enxame ou colméia, afaste imediatamente. Ao correr, trate de proteger o rosto e os olhos, tanto quanto possível. Refugie-se num carro ou casa. Não fique parado e nem trate de sacudir-se ou afugentá-las.

Segundo eles, os efeitos das picadas das abelhas variam de intensidade, na dependência do número de ferroadas e da sensibilidade do indivíduo ao veneno. As abelhas emitem um feromônio de alarme (iso-pentil acetato) e altas concentrações são depositadas com o ferrão no local da picada. Uma só abelha pode armazenar 0,1 mg de veneno e até 500 ferroadas (ou bem menos se a pessoa for alérgica) podem ameaçar a vida de um adulto.

Não esqueça que uma pessoa alérgica vai apresentar os primeiros sintomas 3 a 4 minutos após receber as picadas: dificuldade de respirar, pele avermelhada e até desmaio. Nesses casos, o melhor é não tentar atender em casa, mas levá-la imrdiatamente ao Hospital para os Primeiros Socorros, o quanto antes.

(Fotos capturadas sábado, dia 08/janeiro//2009, na Rua Maracanã, em Esteio)

Nenhum comentário: