terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chuva forte provoca inundações na cidade de Esteio


 
 
 
 
 
O serviço municipal de manutenção de bueiros e limpeza urbana em Esteio é como enxugar gelo: não adianta nada enquanto o esgoto e o lixo da cidade continuarem desaguando nos arroios, sangas e no Rio dos Sinos, um problema que se agrava, principalmente quando chove.

São Pedro abriu as torneiras, nesta terça-feira  (26/01) à tarde e Esteio  foi atingida por mais uma forte chuva  que causou alagamentos em diversos pontos da cidade. O tempo virou em poucos minutos, mais uma vez, Esteio ficou de baixo dágua e a população constatou a fragilidade de rede pluvial. A cidade virou um caos, aliás, anunciado: com a maioria das  ruas tomadas pela água com sacos de lixo boiando.  É normal por aqui quando acontece uma chuva mais forte entopir  a canalização, os bueiros transbordarem e a nossa pequena cidade se compara a São Paulo (capital), o maior parque industrial da América Latina que também pára, literalmente. Estamos "progredindo", em matéria de alagamento a comparação tem fundamento.

Alguns esteienses afirmam que o problema das inundações na cidade é político, outros dizem que é de educação; muitos, nos dias de alagamentos,  ainda se esforçam em fazer o que a Prefeitura não faz.  As inundações na maioria das ruas de Esteio são reflexo do mal planejamento urbano, da falta de investimento, descaso da municipalidade, do desinteresse e comodismo dos esteienses que esperam do Poder Público Municipal  sem cobrar e sem se policiar quanto ao lixo que diariamente acumula nas ruas da cidade.

As recentes inundações nas áreas centrais do Município revestem-se de especial importância devido aos impactos que provocam nas atividades comerciais, nos serviços, na interrupção dos transportes e no alagamento das áreas comerciais e residenciais. As inundações são provocadas devido ao transbordo de cursos de água dos arroios que atravessam a cidade e pela falta de limpeza da maioria dos bueiros.

Hoje, a população da cidade assistiu com grande preocupação uma chuvarada que serviu para constatar a necessidade de limpeza urgente dos bueiros. Com os alagamentos que ocorreram em vários pontos da cidade. Com o grande volume das chuvas nesta época do ano, a Prefeitura de Esteio deveria prever a implantação de um plano de macrodrenagem urbana, com base em um amplo levantamento de todos os pontos conhecidos da cidade, que estão sujeitos à freqüentes inundações.

Entretanto, os esteienses não precisam ir muito longe para constatar a grande farsa, o grande teatro em que transformaram alguns setores do serviço público. No centro da cidade ou nos bairros, na maioria de ruas e avenidas  a rede de esgoto pluvial e os bueiros encontram-se no estado de total abandono podendo se constatar erros, omissões e descasos grosseiros, principalmente nos dias de chuvas intensas.

O mais importante é que as desculpas do pessoal da Prefeitura, sobre a enchente na cidade não mudam, são sempre as mesmas: “O problema é do desenvolvimento desordenado de Esteio a causa das inundações”; “Algumas pessoas são mal educadas e jogam lixo na via pública, nos arroios e sangas" e “As últimas chuvas foram muito maior do que imaginávamos”. 

Os nossos governantes esquecem que o desenvolvimento desordenado acontece por falta de fiscalização da própria Municipalidade, que também não sabem ou esquecem que são os responsáveis pelo recolhimento diário do lixo, limpeza dos arroios, bueiros e construção de galerias pluviais.

Nenhum comentário: