sábado, 30 de janeiro de 2010

Esteio: o lixo descartado nas calçadas é um problema sem fim

A população não se cansa de denunciar que todos os dias à noite carros e carroças, inclusive de outros municípios vizinhos,  despejam entulhos em várias ruas, avenidas, terrenos baldios e praças na zona central, nos bairros e vilas do Município de Esteio. Quem passa a pé pode verificar nas laterais ao lado ou em cima das caçadas, em vários locais.

A Prefeitura de Esteio deveria colocar a disposição da população um telefone gratuito, chamado de Disque Buraco, ficaria à disposição para receber informações dos locais com problemas nas ruas e calçadas. O serviço, porém, não existe e certamente jamais seja criado.  Até o momento as únicas formas para a população denunciar o abandono de lixo, os buracos nas ruas e calçadas (Que por fim não existe calçada!) são; a ouvidoria, a secretaria de obras e o gabinete do prefeito, mas o lixo e os buracos continuam.

Considerando a grande quantidade de lixo descartado na via pública, a buraqueira que encontramos diariamente por toda cidade,  um serviço de  Tapa-Buracos deveria ser criado para ficar à disposição da população, permanentemente nos casos de emergência e os demais serviços seguir  normalmente em caráter de manutenção, sem o ritmo emergencial.

A população aponta ao Clíck indiscreto do dia-a-dia vários problemas. Destacamos as falhas no sistema de drenagem  da ruas e os bueiros entupidos por falta de limpeza, onde a água se acumula, danificando o asfalto e aumentando a buraqueira.  Todos concordam que este fator faz com que apareçam buracos reincidentes e as recentes inundações. A solução definitiva vem somente com intervenções específicas de limpeza e drenagem.

Nenhum comentário: