quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Edifício "Balança Mais Não Cai"... começou desmoronar









Na madrugada do dia 06/01/2009, o edifício "Balança Mas Não Cai", que estava em contagem regressiva para cair. 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0... começou a desabar.

Os antigos moradores do prédio da Avenida Padre Claret, 1773 em Esteio, quando desocuparam o prédio que agora começou a desabar, denunciaram que conviviam com centenas de problemas na construção. Entre eles destacamos: infiltração de água no teto, paredes e pisos. As lajes estão cedendo, as vigas rachadas e afundamento do piso. Existe deslocamento das colunas e paredes de sustentação, vazamento do esgoto, gambiarras na rede elétrica e hidráulica em todos os apartamentos residenciais.

Os apartamentos e salas foram invadidos por várias famílias e o edifício virou um cortiço. No dia 21 de agosto de 2009, denunciamos a situação no blog HTTP://esteiodobrasil.blogspot.com (Esteio: o clíck indiscreto do dia-a-dia) e de lá para cá, os problemas, só pioraram. O prédio está em péssimo estado de conservação, às estruturas, vigas, paredes e colunas que já estavam com infiltração d’água, colocando em risco a vida de dezenas de famílias, agora começou a cair.

Na época, uma moradora disse que já estava havendo contagem regressiva de tempo, para a tomada de providências, porque “a estrutura totalmente corroída poderia despencar por inteiro a qualquer momento”, alertou. Com as chuvas destas últimas semanas, a situação se agravou, houve vários pequenos desabamento de tijolos, parte do reboco e pedaços de paredes, mas na madrugada de hoje, dia 06/01, às 23h 50min a estrutura do prédio começou a dar uns estalos, ninguém mais conseguiu dormir e o pesadelo acabou acontecendo quando uma sacada e a churrasqueira da parede traseira desabou, atingindo a casa de outro morador, comprometendo ainda mais a estrutura física do prédio que já não oferece as mínimas condições de habitação.

Considerando que ninguém desocupou o prédio, o “Balança mas não cai” começou a desabar e finalmente os 30moradores apavorados reconheceram o perigo, desocupando o prédio com o auxílio da municipalidade. A maioria dos invasores que residiam no “Balança” é pobre e porque não tem para onde ir, foram alojados no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, em Esteio. Felizmente não houve vítimas e finalmente o prédio será demolido.

Para evitar um acidente em grandes proporções, o edifício foi interditado pelos Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário e Prefeitura de Esteio. Os moradores, finalmente estão sendo evacuados do prédio, aguardando transferência para outro local mais digno e seguro.

Segundo informações, nem todos moradores do “Balança mas não cai” são pessoas que realmente necessitam auxílio da municipalidade para resolver o problema. A secretaria municipal de Assistência social deveria verificar a real situação das famílias desabrigadas, para verificar as reais necessidades afim de solucionar o problema.

Nenhum comentário: