terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Moradores de Esteio viveram uma "tarde de terror"


 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
  Em muitas ruas e avenidas de Esteio há muito lixo, sacolas plásticas, podas de árvores, entulho de construção jogado pelos próprios moradores.  A sujeira acaba entupindo as redes de escoamento de água por falta de educação ambiental. O lixo descartado na via pública e não recolhido pelo Poder Público é um dos causadores das inundações.
Na chuva que causou alagamentos nos quatro pontos de Esteio, moradores de vários bairros e região Central, viveram mais uma “tarde de terror”. Ana Luzia teve que ligar para o marido João Carlos e filhos irem para casa para erguer, na medida do possível, os móveis e eletrodomésticos. Muitos esteienses, depois da chuva reclamam que têm refrigerador, televisor, ventiladores, freezers, camas, guarda-roupas e estofados danificados por causa dos alagamentos, além de gêneros alimentícios perdidos, as roupas pessoais e de cama ficaram molhadas”, afirmou.
A Avenida Presidente Vargas no centro de Esteio sofre toda vez que chove forte. “A  Rua Caxias, em frente à  papelaria Braum, a Rua José Machado Lopes, nas imediações da Loja Colombo as águas  enchem o prédio e passam  por cima das mercadorias em exposição. O problema é antigo e ninguém faz nada”, queixa-se o comerciário Paulo Souza..
Uma moradora da Rua Acre disse que a inundação atingiu várias casas localizadas naquela rua. “A maioria dos móveis e eletrodomésticos foram colocados sobre algo mais alto. Quando terminou a chuva foi preciso lavar toda a casa e calcular os prejuízos. A cada chuva a história se repete e as nossas autoridades não resolvem o problema, mas o IPTU veio bem salgado em 2010" desabafou a vendedora autônoma.

Não sei se é descuido ou falta de educação, mas o fato é que o lixo se espalha pela cidade, toma conta das bocas de lobos que logo que viram depósitos de sujeira.  Nas ruas, uma inocente sacola plástica ou garrafa pet, nos dias de chuvas, podem virar dor de cabeça. Com um bueiro cheio de lixo, é só chover forte para começar os problemas e não há dúvida de que a população não descartando lixo na via pública também pode contribuir para evitar os problemas com as inundações.

Nenhum comentário: