sábado, 31 de dezembro de 2011

Jamais haverá ano novo em 2012, se a Administração Municipal de Esteio continuar copiando os erros de 2009, 2010 e 2011, que não voltam mais.


Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 30 de dezembro de 2011, em frente ao Hospital São Camilo, em Esteio.

As tristes e melancólicas fotografias de uma antiga esteiense moradora de rua, foram  capturadas pelo clíck indiscreto, no dia 30/12/2011, em Esteio

Ela era uma jovem alegre, linda, atraente, inteligente e conhecida em Esteio por ser uma boa pessoa, agora vive nas ruas, perdeu a razão, a família, os amigos, o apoio do poder público e até a própria identidade.


Uma idosa morando na rua em Esteio, não é um caso de violência que choca a todos esteienses? O Ano Novo de 2012 vai representar vida nova para ela e outros moradores de rua?
Será que o Poder Público da "Cidade mais humana" vai fazer diferente em 2012 ?

 
Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia  30 de dezembro de 2011, em frente ao Hospital São Camilo, em Esteio.

O cão vira-lata é seu fiel companheiro e a grande amizade entre os dois começou com um pouco de comida. Ele estava faminto e ela lhe ofereceu um pedaço de carne. Ele comeu e agradeceu, abanando o rabo.

 Hoje à noite, após a queima de fogos, à meia-noite na virada do Ano Novo, desejamos que as estrelas do Céu iluminem os administradores desta "Cidade (que quer ser) mais humana".


Que a luz das estrelas flutue na magia de um novo tempo, desejando melhores condições de vida e esperanças a todos na luz do Sol do Novo Ano, na cidade que quer ser mais humana, mas até hoje, três anos depois...  ainda não conseguiu. 

Infelizmente, o Município de Esteio não tem asilo municipal, casa de passagem, albergue e refeitório popular, mas para alguns administradores, é a "Cidade mais Humana"(Sic...). Como dizia Luís Vaz de Camões célebre poeta de Portugal (1524 -1548), autor de "Os Lusídas",  considerado uma das maiores figuras da literatura: “Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos.”

Quem foi ao Hospital São Camilo nos últimos anos, deparou-se com a triste cena de uma idosa abandonada vivendo na rua. Infelizmente é uma cena que está tornando-se banal e o poder público não põe um ponto final.

Hoje em dia, principalmente nos grandes centros do país e para muitos esteienses é uma cena normal do nosso dia-a-dia, mas para quem vive doente nas ruas certamente é a morte em vida, é a privação dos seus direitos fundamentais que se mostra presente com certa freqüência, a ponto de se tornar banal.

Esteio necessita com urgência de uma casa de passagem ou albergue, para abrigar temporariamente as pessoas em situação de rua. É dever do poder público devolver a dignidade aos moradores de rua e dar condições para reinserir estas pessoas, até agora abandonadas, na sociedade esteiense.

Feliz Ano Novo e Boas Festas, para quem pode, é claro!

 

 



Nenhum comentário: