terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ambulância do Hospital São Camilo de Esteio, desativada gera polêmica entre a população que paga impostos e altas taxas.


Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263 - Emergência - desativada no Hospital Municipal São Camilo, agora é encontrada  prestando  serviço na secretaria municipal de  limpeza urbana de Esteio. Fotos capturadas pela lente do Clíck indiscreto, hoje dia 20/12/2011, na Praça Acendino Alves da Silva (Rua Brasil), Pracinha do Premem.

A mim me parece que é um direito do cidadão contribuinte esteiense ter ambulâncias em perfeito estado de conservação atendendo a população.

Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263 - Emergência - desativada no Hospital Municipal São Camilo, está a serviço da limpeza urbana de Esteio. Fotos capturadas pela lente do Clíck indiscreto, hoje dia 20/12/2011, na Praça Acendino Alves da Silva (Rua Brasil), Pracinha do Premem.

Ambulância (UTI - móvel) que faz falta no Hospital São Camilo e nas unidades municipais de saúde é desativada e flagrada levando material de limpeza urbana.

Passado vários meses, desde que foi desativada pela Prefeitura de Esteio uma ambulância (UTI – móvel) nunca mais foi vista na garagem ou em atividade no Hospital São Camilo, prestando atendimento a população. Agora ela é encontrada diariamente no serviço de limpeza urbana da cidade. (Sic...) O descaso com a Saúde por parte da Prefeitura de Esteio é mesmo de arrepiar, dizem algumas pessoas.

 Segundo um funcionário, que por motivos óbvios não se identificou, atualmente a ambulância está sendo usada na secretaria de obras para dar suporte aos serviços gerais e ao transporte de equipamento e pessoas. O veículo adquirido na administração municipal 2001/2004. conforme o servidor, jamais deixou de ser utilizado pelo serviço público municipal de Esteio. “Foi desativado no hospital, não sei se houve alteração da documentação referente à sua utilização, acho que não foi efetivada, mas agora está transportando pessoas e equipamentos usados por funcionários da Secretaria de Obras em serviços de limpeza urbana”, complementou.

Outro servidor informou que a ambulância desativada não pode mais ser usada para transporte de pacientes por não atender os padrões necessários ao tipo de prestação de serviço, mas a outra unidade, adquirida na mesma data, nas mesmas condições  ainda está em plena atividade no hospital de Esteio (Sic...). Será que existe outra justificativa?

Enquanto um veículo desse tipo, que não custa pouco, fica desprezado pelo poder público na área de saúde, a população de Esteio sofre com o descaso e o abandono. Todos os dias, no hospital e unidades de saúde, são necessários esse tipo de transporte que falta em nossa cidade.


As fotos mostram uma das ambulâncias do Hospital São Camilo, segundo funcionários, recentemente reformada e desativada pela Prefeitura, em atividade “irregular” ou no mínimo estranha aos procedimentos de saúde
Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263 - Emergência - desativada no Hospital Municipal São Camilo, está a disposição  da diretoria de limpeza urbana de Esteio. Fotos capturadas pela lente do Clíck indiscreto, hoje dia 20/12/2011, na Praça Acendino Alves da Silva - Pracinha do Premem.

A ambulância com UTI deveria estar sendo utilizada para deslocamento de pessoas que necessitem de remoção para o Hospital São Camilo ou centros que ofereçam maior complexidade de atendimento.

As lentes das câmeras do Clíck indiscreto flagraram hoje, terça-feira, dia 20/12/2011, uma ambulância desativada no Hospital São Camilo, sendo usada para transportar roçadeiras, combustível, vassouras, enxadas e outros materiais de limpeza e manutenção de praças e jardins, a serviço da secretaria municipal de obras e diretoria de limpeza urbana. 

Infelizmente, a ambulância (UTI – móvel) que falta no atendimento da saúde pública em nossa cidade está sendo utilizada pela municipalidade no serviço de limpeza urbana.


A Prefeitura de Esteio deveria devolver à comunidade a ambulância com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que está desativada, incorporando (novamente) este veículo, a frota do serviço de urgência e emergência ou na remoção de pacientes para transporte social.

Seria bem melhor para a população esteiense se a ambulância desativada fosse utilizada para fazer remoções, auxílio no deslocamento de cadeirantes, crianças especiais, pacientes da rede municipal de saúde, abrigados e dependentes químicos, do que transportar material de limpeza urbana. O veículo atendendo, pelo menos as unidades de saúde, auxiliaria em altas e internações nos hospitais da região e na remoção de pacientes do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital São Camilo ou em casos de transporte de pacientes para fisioterapia.


 No meu entender, a administração municipal de Esteio apenas deveria cumprir sua obrigação reativando o veículo a serviço da saúde pública. E para muitos esteienses, a Prefeitura não faz mais que a sua obrigação, pois não deveria nem ter tirado a ambulância do hospital. 

Não adianta criticar o estado de conservação do veículo (reformado) enviado à secretaria municipal de obras, chamando de “ferro-velho” ou “sucata”, basta olhar as fotos ou comparar com a (sua irmã gêmea) que está em pleno funcionamento no Hospital São Camilo.



Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263  antes da reforma. Fotos capturadas pelo Clíck indiscreto, dia 28 de abril de 2011, em Esteio.
Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263 , antes de ser desativada no Hospital Municipal São Camilo. Fotos capturadas pela lente do Clíck indiscreto, defronte a uma oficina mecânica na rua Rio Grande, dia 28 de abril de 2011, em Esteio.
Ambulância - UTI móvel (emergência), antes de ser desativada. Fotos capturadas , defronte a uma oficina mecânica dia 28 de abril de 2011, em Esteio.
Ambulância - UTI móvel - Placas : IJW - 3263 , antes de ser desativada no Hospital Municipal São Camilo. Fotos capturadas pela lente do Clíck indiscreto no dia 28 de abril de 2011, em Esteio.


Na foto acima os dois veículos - ambulâncias - emergência - na garagem do Hospital Municipal São Camilo de Esteio, em 2010.



Nenhum comentário: