sábado, 10 de dezembro de 2011

População de Esteio pede providências urgentes para que o problema dos banheiros públicos seja resolvido o mais rápido possível.

Considerando que recentemente a Praça do Expedicionário foi “revitalizada” os sanitários certamente não receberam nenhum cuidado por parte dos responsáveis.






No péssimo estado de abandono em que se encontram os banheiros (que ainda existem) nas praças públicas de Esteio. Crianças, idosos e as mulheres não estão tendo o mínimo de respeito por parte da administração municipal.

O Clíck indiscreto do dia-a-dia, sempre voltado à luta dos esteienses pela Preservação Ambiental e da Cidadania, recebeu denúncia de moradores da zona central da cidade de Esteio que os únicos banheiros públicos existentes na cidade, localizado na região central (Praças do Expedicionário e Irmão Egidio Justo – o que restou em baixo da caixa d’água), estaria abandonado e sem as mínimas condições de higiene e conservação das suas instalações. O maior problema é que administração anterior destruiu (derrubou) os prédios dos sanitários de duas praças (Irmão Egídio Justo e Acendino Alves da Silva).  Os sanitários da Praça Coração de Maria encontra-se fechados com grades e cadeados, impedindo que a população utilize. 

No mesmo dia da denúncia (09/12/2011), estivemos nos locais, onde através de imagens constatamos várias irregularidades sobre a referida denúncia. As imagens mostram o descaso da Prefeitura de Esteio com a preservação da saúde e da dignidade da população local e flutuante.













 


Recentemente foi aprovada a construção da Praça da Juventude, mas a população pede a restauração ou revitalização das praças que já existem e que a da juventude, depois de construída, também não receba o descaso da administração municipal.

Os banheiros públicos existentes em Esteio encontram-se abandonado pela administração municipal e não é feito manutenção periódica há muito tempo. A falta de manutenção, de higiene e de fiscalização (da própria Prefeitura) geram situações com risco de contração de doenças infectocontagiosas, além de humilhação, desconforto, insegurança na população, que sem terem alternativas, são obrigados a utilizarem os banheiros abandonados.

O que mais chama à atenção de quem passa nas proximidades dos banheiros é o mal cheiro (odor) exalado; a falta de iluminação interna; a falta de portas nos boxes dos mictórios; a falta de água para escoamento da urina, a falta de vidros nas janelas, vasos sem tampas, sanitários sem lixeira, madeiras podres com cupim, porcelanas em péssimo estado de conservação.







Praça Coração de Maria: sanitários fechados com grade e cadeados.





Cemitério Municipal 2 de Novembro: capelas mortuárias interditadas.


No Cemitério Municipal 2 de novembro, por exemplo, não existe banheiro público, mas em caso de necessidade os funcionários abrem as capelas mortuárias para que os sanitários sejam utilizados. O maior problema é quando as capelas mortuárias estão sendo utilizadas para velório. No dia 08/12, estivemos visitando o cemitério de Esteio e constatamos que apenas uma capela estava a disposição do público para velório, as outras três estavam interditadas aguardando “aquela” manutenção... prometida há vários anos.
 
A pequena área utilizada nesses banheiros dificulta a permanência de um zelador da prefeitura. A presença constante de um funcionário nas imediações da praça impede que os banheiros não estejam em piores condições.  É de suma importância que a Prefeitura invista em reformas e materiais permanentes, auxiliando para que o zelador da praça possa fazer a limpeza constante e a Guarda Municipal realize a segurança do patrimônio público.

Os esteienses já estão cansados de saber que dinheiro e espaço para a construção de um banheiro maior e decente nunca foi problema para administração municipal, uma vez que o mais importante é o bem estar da população que tem o direito de utilizar um banheiro público com as mínimas condições necessárias de estrutura e higiene. 


Nenhum comentário: