quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Servidores da limpeza urbana estão fazendo um esforço e tanto para reduzir os focos de lixo junto as calçadas e ruas do Município de Esteio.








Todas fotos postadas acima foram capturadas pelas lentes das câmeras do clíck indiscreto hoje,  21 de dezembro de 2011, em Esteio.

No entanto, o aumento de trabalho não parece ter surtido o efeito desejado, pelo menos aos olhos de alguns moradores: “Esteio ainda não tem um aspecto de cidade limpa”, dizem. A impressão é a mesma entre alguns visitantes.

A falta de cuidado com a limpeza urbana nos últimos anos leva moradores a uma atitude mais extrema. Aguardando a municipalidade há vários meses, alguns proprietários de imóveis resolveram capinar, cortar grama e limpar bueiros nas imediações de suas residências. “Cansamos de esperar pela Prefeitura e resolvemos fazer por nossa conta”, explicam. Veja fotos e textos nas postagens anteriores.

Situações semelhantes às citadas incomodaram alguns funcionários da prefeitura, que reclamam da falta de máquinas para o melhor desempenho de suas funções. Durante uma conversa, na semana passada, alguns garantiram que o serviço de limpeza urbana, por exemplo, conta com apenas duas máquinas para atender o serviço em todo Município e normalmente uma delas, sempre está estragada.

“Mesmo com o aumento de trabalho, a falta de condições e equipamentos, não permite passar para população a sensação de limpeza nestes últimos meses”, explicam. Por causa disso, sugerimos melhores condições de trabalho aos servidores e um cronograma detalhado das atividades, para melhor andamento do serviço nos primeiros meses de 2012. Não basta exigir que os servidores mantenham a cidade limpa, a administração municipal tem que dar condições de trabalho e a população também tem que colaborar.

Acho que está faltando adequação de projetos técnicos, para que a limpeza urbana de Esteio não seja marcada por falhas, improvisos e falta de informação entre servidores, para que todos trabalhem em equipes. A população espera que as ruas não deixem de ser varridas, não faltem máquinas, caminhões, equipamentos e os ecopontos (que deveriam estar espalhados pela cidade), saibam informar os dias e horários de recolhimento de lixo e atendimento à população.

Se o morador da zona central olhar, a cidade está um pouco mais limpa que antes, principalmente nas ruas e avenidas principais. Mas, se aumentar os servidores e colocar mais equipamentos a disposição, em poucos meses o serviço de limpeza estará todo concluído. Depois basta continuar com a manutenção. O problema não são os servidores, mas se deve às limitações de tempo, falta de equipamentos e de educação por parte da população.

Todos deveriam estar conscientes que mais importante que limpar é não sujar. O próprio Poder Público deveria dar bom exemplo, reforçando o efetivo, oferecendo melhores condições de trabalho e salário, além do uso de mais máquinas para o serviço, trabalhando na limpeza urbana em horário estendido.

Servidores municipais da diretoria de limpeza urbana da Prefeitura de Esteio estão de parabéns. 

Considerando a falta de educação de alguns esteienses que descartam lixo na via pública, os baixos salários, as limitações de equipamentos, falta de efetivo e máquinas para melhor desempenho de suas funções, os Servidores da diretoria municipal de limpeza urbana de Esteio estão fazendo o impossível para manter a cidade limpa.

Tenho certeza de que a luta de todos Servidores da diretoria de limpeza urbana da Prefeitura de Esteio,  em 2011 não foi fácil, mas valeu! Trabalhando no dia-a-dia sem as condições ideais, necessárias e desejadas, mesmo assim, vocês são exemplos a serem seguidos.


A mim me parece que alguns políticos esteienses estão esquecendo-se das eleições municipais de 2012, que já se aproximam. Muitos esquecem que podem “queimar o filme” de sua imagem na política, num gesto de descaso, desinteresse, e falta de consideração para com aqueles que, realmente, botam a mão no lixo.



Nenhum comentário: