sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Paço Municipal ganha decoração natalina com moradores de rua dormindo em frente à Prefeitura de Esteio.




Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, em frente a Prefeitura de Esteio.



O Paço Municipal Clodovino Soares, onde fica o prédio da Prefeitura de Esteio, já ganhou sua tradicional decoração de Natal. Para valorizar a cultura da “Cidade mais humana”, as luzes que foram todas montadas com as clássicas cor branca, que recebem, além dos moradores de rua, uma iluminação especial.

Na zona central, bairros e vilas de Esteio nós encontramos diariamente moradores que não pagam IPTU. Pessoas no estado de miséria absoluta, que fazem das passarelas, viadutos, marquises e das calçadas do suas moradias. Durante a madrugada desta quinta-feira (22), a equipe do clíck indiscreto percorreu as ruas do Município e se deparou com vários mendigos abandonados e dormindo na rua. Em Esteio a Secretaria Municipal de Assistência Social não realiza operação de recolhimento porque Esteio não tem nenhum abrigo, casa de passagem, asilo ou refeitório popular.

Nesta madrugada, no “lago seco” do Paço Municipal Clodovino Soares, que abriga o prédio da Prefeitura de Esteio, dois moradores de rua fazem parte da decoração de Natal. Pela manhã eles ainda estavam lá e foram flagrados dormindo, ao lado do “S” da ex-prefeita, fazendo parte da decoração natalina do Município. Sem conseguir atendimento, eles dormem bem perto do local onde trabalham o prefeito, vice e secretários que recebem a visita de vereadores, deputados, senadores e governador. Segundo um policial militar que trabalha na cidade, eles ocupam esse local porque, na maioria das vezes, em frente residências, os moradores não deixam que eles fiquem.

Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150, em frente a Prefeitura de Esteio.

Tem moradores de rua invadindo a inusitada decoração de Natal proposta (involuntariamente) pela prefeitura de Esteio.

Em um bairro de Esteio, um homem dormia em um sofá abandonado na via pública, próximo de uma casa comercial. Uma mulher e um homem, em outro ponto, dormiam em baixo do viaduto da Avenida Senador Salgado Filho. Um jovem dormia na Praça do expedicionário e usava vários papelões para se proteger. As cenas não são incomuns por aqui. Mendigos costumam vasculhar os sacos de lixo à procura de comida e objetos recicláveis que possam ser útil para venda.

Praça do Expedicionário próximo a Prefeitura de Esteio é abrigo de moradores de rua

Deitado em um banco, em cima de pedaços de papelão, debaixo de um cobertor bem próximo da Prefeitura, um morador de rua abandonado por familiares foi recebido nas ruas de Esteio. Muitos sofrem abandonados sob viadutos, passarelas, praças e no “lago seco”, em frente à Prefeitura, local onde trabalham o prefeito e vice, mas infelizmente, muito longe dos seus benefícios sociais. É um antigo problema, crônico e até hoje sem solução na Cidade que quer ser mais humana. As praças de Esteio que foram abandonadas pelo poder público servem de moradia para mendigos, andarilhos e moradores de rua.


Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, sob o viaduto da BR 116 (Expointer), próximo ao acesso da entrada principal de Esteio




Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, sob o viaduto da BR 116 (Expointer), próximo ao acesso da entrada principal de Esteio


Sob o viaduto da BR 116, próximo ao acesso principal da cidade, um exemplo do abandono público, o Clíck indiscreto do dia-a-dia flagrou um casal dormindo em baixo de uma lona, no meio do lixo espalhado ao lado de um cachorro morto em adiantado de decomposição.

Moradores de rua dormem no lago artificial que atualmente está sem água, ao lado de chafarizes que não funcionam mais, em meio à sujeira, sem que ninguém do poder público faça alguma coisa. O fato de estar “vivendo” tão perto do poder constituído do município não adianta muita coisa. “Os políticos não ajudam ninguém, só querem o voto, eu nem tenho título de eleitor para votar”, disse um dos moradores de rua.


Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, sob o viaduto da Avenida Senado Salgado Filho, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Graças, em Esteio


Para muitos moradores de Esteio, a presença de mendigos dormindo pelas ruas causa desconforto, principalmente em uma cidade que quer ser mais humana.





Nos últimos dias, grande parte da população da cidade tem se dedicado comentar a nova decoração de Natal de Esteio, por meio de redes sociais.
Especulações e “tirações” de sarro à parte, porque o assunto é sério e preocupante, o fato é que faz tempo que os natais de Esteio contam com decorações fracas, beirando o ridículo. Segundo um esteiense, a decoração atual foi motivada pela insuficiência de recursos, os quais seriam destinados a coisas mais importantes. Por exemplo, “tapa buracos e limpeza urbana”, dizem. 

Fotos foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto hoje, dia 23/12/2011, na Vila Barreira, em Esteio

Se a coisa continuar assim, moradores de rua sem casa de passagem, albergue e refeitório popular, o que devemos esperar para o Natal de 2012, da cidade que quer ser mais humana?



Nenhum comentário: