Todas fotos foram capturadas pelas lentes das câmeras do Clíck indiscreto, hoje - dia 26/12/2011, no Bairro São José, em Esteio. |
Todas fotos foram capturadas pelas lentes das câmeras do Clíck indiscreto, hoje dia 26/12/2011, no Bairro São José, em Esteio. |
Boneco cidadão “Segurança do Lixo” quer combater a sujeira nas ruas do Bairro São José, em Esteio.
Um boneco sentado em baixo de uma árvore, em um terreno abandonado, no meio do lixo, no Bairro São José, passou os últimos três anos telefonando para o prefeito de Esteio. O terreno não tem cerca, não tem calçada e não tem nada mais que lixo. Mas muito lixo. Ninguém pode entrar nele (nem a fiscalização), porque o lixo contamina tudo.
Todas fotos foram capturadas pelas lentes das câmeras do Clíck indiscreto, hoje dia 26/12/2011, no Bairro São José, em Esteio. |
“ESTOU NESSA SITUAÇÃO PORQUE O POVO NÃO TEM EDUCAÇÃO SOCORRO GILMAR!!”
Foi nesse cenário de abandono que encontramos o “Segurança do lixo”, pedindo socorro ao prefeito de Esteio. Ele tem a esperança em um futuro mais limpo para o Município, livre das doenças que as montanhas de dejetos descartados nas calçadas, até o meio das ruas trazem para a população esteiense.
O sonho do cidadão segurança do lixo é nunca mais ver uma só criança brincando perto dos focos de lixos espalhados por toda a cidade de Esteio. E toda a população livre das enchentes, agravadas pela sujeira arremessada nas sangas, arroios e Rio dos Sinos.
A Prefeitura de Esteio também não tem cumprido toda sua parte no trato da limpeza urbana. Até parece que fiscalização não existe por aqui. A própria Prefeitura retira lixo de um local e deposita em outro, dentro da cidade. O lixo parece que não vai embora, fica sempre por aqui. Só muda o endereço.
Às nossas calçadas é uma demonstração do sofrimento do povo com o lixo. Por toda cidade, existem focos de sujeira mancham a nossa triste paisagem. Crianças não podem brincar em vários locais públicos por causa do mau cheiro, inclusive de animais mortos e da triste vizinhança com ratos, baratas e mosquitos.
Além do incômodo, o lixo espalhado é feio e oferece sérios riscos à saúde. Já estamos cansados de saber que lixo descartado em vias públicas afeta a saúde da população e os resíduos orgânicos atraem insetos e ratos, entre outros animais.
E é justamente essa soma de sujeira e roedores que leva à transmissão de várias doenças, inclusive a leptospirose.
Qualquer acúmulo de lixo permite que ratos, baratas e mosquitos se desenvolvam mais rapidamente, aumentando o risco de doenças. A manipulação do lixo pode levar a doenças dermatológicas e à gastrenterite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário