terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Irmã Sibila: inaugurada escola para 120 crianças esteienses




A partir do início do próximo ano letivo, crianças de zero a seis anos do Bairro Novo Esteio vão poder aproveitar dos espaços da nova escola da vizinhança. Foi inaugurada sábado (17) a Escola Municipal  Irmã Sibila Ana Burin, com capacidade para atender até 120 alunos em turno integral e terá uma equipe de 40 profissionais.

“Esta escola é uma conquista em educação para toda a comunidade. Um trabalho que começou lá em 2005, com a inclusão do projeto no Orçamento Participativo, avançou em 2008 com o Ministério da Educação e agora se torna realidade”, apontou o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi. “A caminhada é longa, mas é possível. Ainda teremos mais conquistas para nossa cidade em 2012”, completou.

Pais, mães e responsáveis aproveitaram para visitar cada espaço da nova escola, que tem uma área total de 1,12 mil metros quadrados. São oito salas de aula, banheiros, rouparia, pátio coberto, anfiteatro, salas para a administração, almoxarifado, cozinha, lactário (sala de higienização de mamadeiras), lavanderia e fraldários. A obra tem recursos do Governo Federal e da Prefeitura, somando R$ 1,26 milhão investidos.



As primeiras salas a receber os pequenos serão as do berçário. Conforme o material para as outras áreas forem chegando, outras turmas iniciarão suas atividades.

 
Apresentações animaram a inauguração

Quem compareceu a cerimônia de entrega da escola, que marca o segundo dia de ações da campanha “Natal de Todos” pôde acompanhar duas apresentações artísticas de projetos do município. O grupo de capoeira do programa Mais Educação do Centro Municipal  de Ensino Básico Luíza Fraga apresentou a dança “Maculelê”, enquanto o SomNaLata, do Centro de Formação Teresa Verzeri, mostrou algumas das músicas e danças de seu repertório.

Além disso, as crianças se divertiram nos brinquedos infláveis e com a distribuição de algodão-doce.


 
Educação infantil oferece mais de mil vagas

A cada ano, mais pais e mães esteienses podem ficar tranquilos por ter um lugar para deixar seus filhos de zero a cinco anos enquanto estão no trabalho. Em 2008, o município oferecia 791 vagas para alunos desta faixa etária em instituições próprias e conveniadas.

Com o início da contratação de vagas em escolas particulares, o número saltou para 957 já no ano seguinte e evoluiu até chegar a 1.227 em outubro de 2011. Esteio possui, hoje, cinco escolas de educação infantil, além de ter convênio com três instituições de ensino e contratar vagas em 12 escolas particulares.

Quem foi a Irmã Sibila Ana Burin

Irmã Sibila Ana Burin, homenageada com o nome da nova escola esteiense, nasceu em Dona Francisca (RS) em 31 de julho de 1943. Em Esteio, trabalhou como professora da Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, na década de 60, e, após atuar em outras cidades gaúchas, retornou ao município para assumir a diretoria da instituição de ensino.

Nos 20 anos em que respondeu pela direção da escola, participou do processo de mudança que substituiu o ensino fundamental por atividades socioeducativas, como oficinas e cursos, efetivada com a troca do nome de Sagrado Coração de Jesus para Centro de Formação Teresa Verzeri, em  2006.

Em 23 de abril de 2010, aos 66 anos, Irmã Sibila faleceu, após seis anos em tratamento contra um câncer.

(Fonte: Prefeitura de Esteio - Fotos: Adriano Rosada Rocha)

Nenhum comentário: