quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chuva, vento e granizo causam destruição em Esteio. árvores e postes de energia elétrica não suportaram as rajadas de vento e caíram deixando toda a região por várias horas sem o fornecimento de energia elétrica.














Moradores de Esteio viveram momentos de pânico durante vendaval ocorrido ontem, quarta-feira (30/11). Os fortes ventos castigaram os moradores, destelharam casas, arrancaram árvores, telhados e postes de energia elétrica.

Temporal afeta distribuição de energia e causa prejuízo em Esteio. No começo da tarde desta quarta-feira (30/11) áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria provocaram rajadas de vento chegaram aos 90 km/h em Esteio.
O temporal durou menos de 10 minutos de chuva e muito vento, mas foi o suficiente para causar uma série de transtornos em Esteio, até hoje (01/12) parte da cidade permanece sem luz, afetando inclusive grande parte do comércio de alimentos.
 
 




Temporal afeta distribuição de energia e causa prejuízo em Esteio




 A equipe de manutenção de rede passou o restante da tarde trabalhando para restabelecer o serviço de energia no bairro.

O forte vento arrancou também parte do telhado da estação Trensurb/Esteio, Clube Aliança, Capelas Mortuárias do Cemitério Municipal Parque de Exposições Assis Brasil (Expointer) e ainda arremessou outdoors na via pública. Casas tiveram o telhado parcialmente danificado, semáforos não funcionaram provocando caos no trânsito, além de árvores arrancadas pela raiz. 
 
Chuva, vento e granizo causam destruição em Esteio. árvores e postes de energia elétrica não suportaram as rajadas de vento e caíram deixando toda a região por várias horas sem o fornecimento de energia elétrica. 
 
Trombas d’água, ventania e até granizo causaram danos em casas, prédios, postes ena estação do trensurb. Outdoors foram derrubados.



 
Por falta de manutenção ventos deixam postes caídos e a população sem energia elétrica.










Em Esteio muitos postes que estão com a base podre foram escorados para não caírem, mas como o pessoal da manutenção não retorna, a escora apodrece também e os dois juntos, principalmente nos dias de vento forte, acabam caindo.

Moradores de vários bairros e vilas de Esteio reclamam da iluminação pública que está precária. Além deste problema, em diversas localidades, algumas lâmpadas ficam desligadas à noite e outras permanecem ligadas durante o dia. Por falta de manutenção preventiva, muitos postes de iluminação pública ameaçam cair sobre as casas. Durante os dias de temporal a população vive com medo e apreensão.

A população esteiense está preocupada, pois as bases de vários postes estão comprometidas pela constante exposição à chuva. Alguns postes possuem ligações antigas, que além de ameaçar cair, estão localizados no limite do meio fio e outros próximos as rampas de carros na entrada de garagens.
 

Alguns moradores já reclamaram com a Prefeitura de Esteio e a concessionária responsável pela manutenção dos postes, mas não obtiveram resposta positiva sobre a remoção dos mesmos. Dizem que já estão cansados de reclamar e receber não como resposta. Em alguns poucos casos funcionários da concessionária foram até o local para averiguar a irregularidade. Mas a substituição, na maioria das vezes, acontece depois que o poste cai.
 
O problema tem afetado a rotina dos moradores, principalmente quando ouvem o anúncio de temporal. Durante o temporal muitos postes que ameaçavam cair, cumprem a ameaça, outros ficam pendurados pelos cabos elétricos energizados.  Encontramos poste de cimento com os ferros de sustentação à mostra, outros de madeira com a base podre e moradores que temem por mais uma queda, o que poderá ferir pessoas, danificar veículos ou residências que ficam no entorno. Muitos afirmam que nos dias de chuva vigiam os postes com medo de que o pior aconteça. 




 

A equipe de manutenção de rede da empresa responsável pelo fornecimento de energia trabalha até hoje (01/12), para restabelecer o serviço de energia nos bairros, mas não deu prazo para concluir o serviço.
Vários postes de energia elétrica, sem manutenção e com a madeira podre na parte inferior foram arrancados deixando alguns os moradores sem energia elétrica até hoje (01/12).




 
Vendaval destelha casas, derruba árvores e postes em Esteio. A chuva veio acompanhada de granizo em alguns pontos. Vários bairros ficaram totalmente às escuras. Em alguns pontos a luz ainda não foi restabelecida.
Forte vento atingiu o Município de Esteio. Rajadas de vento e chuva varreram telhados de casas, derrubaram árvores e postes, causando estragos e deixando grande parte da população sem luz na noite desta quarta-feira (30).


Um temporal que durou menos de 30 minutos de chuva foi o suficiente para causar uma série de transtornos em Esteio, até hoje (01/12) parte da cidade permanece sem luz, afetando inclusive grande parte do comércio de alimentos.






Esteio contabiliza estragos após vendaval de ontem. Rajadas de vento chegam aos 90 km/h. Vendaval derruba postes e árvores; casas são atingidas em Esteio. 
 

Um vendaval com rajadas de até 90 quilômetros por hora atingiu de Esteio no final da tarde de quarta-feira (30). Muitas árvores foram derrubadas em diversos pontos da cidade e galhos atingiram veículos e casas.


Nenhum comentário: