sábado, 26 de novembro de 2011

Professora Juracy Saraiva recebeu "Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011" por pesquisas voltadas para os estudos linguísticos e literários


Professora Juracy Ignes Assmann Saraiva, patrona da Feira do Livro de Esteio e Coordenadora do Programa de Leitura “No caminho dos livros".

 A professora do curso de Letras e pesquisadora da Feevale, Juracy Ignez Assmann Saraiva, foi agraciada com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

A professora do Curso de letras da Fevale, Juracy Ignes Assmann Saraiva, que em 2011 foi a patrona da Feira do Livro de Esteio e Coordenadora do Programa de Leitura “No caminho dos livros - Esteio vê o mundo”, no dia 17/11/2011, recebeu das mãos do Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov, na Fiergs o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011, da FAPERGS, por pesquisas voltadas para os estudos linguísticos e literários e para outras expressões artísticas."

Na Categoria Pesquisador Destaque, foram premiados pesquisadores que possuem contribuições importantes em sete áreas do conhecimento. Em 2011 a professora Juracy Assmann Saraiva foi à única mulher que recebeu o prêmio que tem como objetivo premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. 

Segundo a Presidente do Conselho de Cultura da cidade, Simone Santos “A professora Juracy realiza um belo trabalho de promoção da leitura não só em nosso município, mas por todo o Brasil, tendo em vista que um de seus livros - Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação - foi escolhido como obra de referência pelo MEC e enviado a todas as bibliotecas do país”, disse. 

Professora Juracy e o secretário de estado Cleber Prodanov

O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da FAPERGS, sendo um evento integrado ao Congresso Internacional da Inovação (promoção do Sistema FIERGS), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da Tríade: governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia e inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado.


Doutora, professora e escritora Juracy Assmann Saraiva
Pós-doutora em Letras, pela Universidade de Campinas (Unicamp), professora do curso de Letras da Feevale e escritora, Juracy atua em Esteio na capacitação de professores da rede de ensino para formação de leitores, incentivando o hábito da leitura entre os alunos esteienses.
Segundo a professora Juracy, compartilhar livros é sempre uma festa. Há uma mobilidade em torno da literatura em Esteio. A cidade se empenha e tem interesse em buscar o desenvolvimento dos cidadãos através da leitura. Promover a leitura converge para uma cidade mais humana, quanto mais alunos lerem livros importantes para sua formação.









Nenhum comentário: