sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Moradores de rua fazem das calçadas de Esteio suas moradias.

Para um esteiense viver em paz com sua consciência, diariamente tem que fazer de conta que não vê o morador de rua abandonado e dormindo na calçada ou vê-lo, mas não sentir nada, é claro.

Em Esteio, existem pessoas que vivem sem dignidade, sem casa, sem comida e obrigadas a dormir nas calçadas.  Isso é um problema, ninguém nega. Mas, acredite se quiser, tem gente que observa essa situação, mas não faz nada para auxiliar.

Para muitos políticos esteienses, a presença de mendigos dormindo pelas ruas do Município causa só desconforto.

Não adianta tapar o sol com a peneira. Os moradores de rua em Esteio merecem mais atenção das autoridades.
É triste ver pessoas dormindo nas calçadas de Esteio.
 
Quem não se compadece do sofrimento alheio demonstra a real pobreza, a de espírito.

Na madrugada e durante a manhã de ontem a população viu mais um mendigo deitado, dormindo na calçada. A prefeitura de Esteio poderia construir uma casa de passagem, um albergue e um restaurante popular para auxiliar as pessoas carentes.

Em Esteio, a “Cidade mais humana”, para algumas pessoas a miséria caminha de mãos dadas com a fome. O clíck indiscreto do dia-a-dia flagrou na última quinta-feira (03), uma cena de profunda tristeza. Em plena luz do dia, ao passar pela Rua Daltro Filho, esquina com a Rua Carlos Gomes, zona central da cidade, um mendigo acomodado em um canto da escada, na calçada e chamando a atenção da população, menos dos funcionários da Secretaria de Assistência Social, que não passaram pela área, nem para fazer vista grossa, como sempre. O descaso do serviço social esteiense não é só neste local. Infelizmente a cena se repete também em outros bairros, vilas e praças,  a exemplo da Praça do Expedicionário, onde vivem alguns indigentes abandonados há vários anos.

Ás vezes, eu me pergunto: Que “Cidade Mais Humana” é esta em que vivemos? Onde pessoas irresponsáveis, egoístas e insensíveis, com alto poder aquisitivo e político, eleitas por nós, passam diariamente em carros oficiais nos locais onde “vivem” os mendigos. Elas poderiam mudar a situação daquelas pobres pessoas, mas infelizmente não reconhecem o sofrimento dos moradores de rua e friamente fecham os olhos e tapam os ouvidos para não ver.



Em Esteio, existem pessoas que vivem sem dignidade, sem emprego, sem casa, sem comida e obrigadas a dormir nas calçadas, sob viadutos ou praças.  Isso é realmente um problema que ninguém nega, uma situação que todos observam diariamente, mas quem faz alguma coisa para resolver o problema?

O que é isso companheiro?




Nenhum comentário: