sábado, 19 de novembro de 2011

A maioria das calçadas de Esteio não tem acessibilidade, enquanto a lei nas cidades mais importantes do Brasil exige piso especial para cegos.

A população esteiense deve conhecer as funções básicas do piso tátil de alerta e direcional e a sua importância para os deficientes visuais depois de instalado.
O piso tátil é importante na zona central da cidade, mas tem que ter nos bairros e vilas também, pois é lá que residem muitas pessoas com deficiência visual. O mais importante é que essas pessoas  tenham caminhos seguros e bem demarcados para ir e vir, em Esteio.
Para saber mais sobre o Piso Tátil, consulte a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004

Segundo especialistas, o piso tátil é um piso diferenciado pela textura e cor sempre diferente do piso que estiver ao redor. Ele é facilmente perceptível por pedestres portadores de deficiência visual e também tem a função de orientar as pessoas com baixa visão.
O piso tátil é importante e o primeiro passo para facilitar a vida dos deficientes visuais totais e parciais, seria que todos os projetos de construção e reforma, tanto internas quanto externas, incluíssem espontaneamente a colocação de piso tátil nas calçadas.
Para os deficientes visuais e as pessoas com baixa visão o piso tátil é fundamental para dar mais autonomia e segurança no dia-a-dia.
Existe o piso tátil de alerta e piso tátil direcional. O piso tátil de alerta, mais conhecido como “piso de bolinha”, tem a função é de alertar o deficiente visual. Por isso deve ser instalado em início e término de rampas e escadas, em frente à porta de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual vai encontrar pelo caminho. O piso tátil direcional  tem a função de direcionar e orientar o trajeto. A cor diferenciada e contrastante serve para auxiliar as pessoas que tem baixa visão e de referência para que seja detectado com a bengala.



A Prefeitura de Esteio deveria criar uma lei, determinando sob sua responsabilidade a construção de piso tátil, especial para deficientes visuais, nas calçadas do Município. 


Infelizmente, a maioria das calçadas estão praticamente abandonadas por alguns moradores, comerciantes e pelo poder público (sic...). Se existisse uma lei que facilitasse o trânsito de pessoas portadoras de necessidades especiais, aos poucos as construções novas em Esteio incluiriam o dispositivo, inclusive mudando para melhor o visual da “cidade que quer ser mais humana”.

Segundo especialistas, o piso tátil é importante e necessário para os cegos, porque serve de guia para orientar os deficientes visuais totais e parciais. Além de guiar os cegos, possui texturas que também alertam e orientam os pedestres portadores de necessidades especiais. 

Caso aprovada, a lei seria uma conquista, principalmente para quem tem limitações visuais. Infelizmente a falta do piso especial para cegos não é o principal problema das calçadas em Esteio. Atualmente elas estão com má conservação e algumas pessoas estacionam veículos na passagem de pedestres. 

Os esteienses estão acostumados com calçadas cheias de lixo, piso quebrado apresentando desníveis, tapumes e materiais de construções. Desrespeitando a legislação de trânsito algumas pessoas estacionam veículos nas calçadas, nas passagens de pedestres e garagens, representando um sério risco de queda para pedestres.




Para saber mais sobre o Piso Tátil, consulte a Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004 e fique por dentro do assunto.




Nenhum comentário: