quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Terreno de propriedade do Município de Esteio serve como depósito de lixo


As imagens acima foram capturadas hoje, quinta-feira, dia 23 de fevereiro de 2012, em uma área de terra de propriedade do Município de Esteio na rua Novo Hamburgo, esquina  das ruas Mário Cutruneo e Percival Lisboa, que está 
completamente abandonada, sem cerca e calçadas.










Esse é apenas só mais um da centena de casos, que constatamos em cada bairro ou vila de nossa cidade. Agora a população de Esteio quer saber se a culpa é de quem joga o lixo na via ou de quem deixa livre para jogar?

O proprietário do terreno, segundo moradores, é o Município de Esteio. É irrelevância quanto à propriedade do terreno quando ele coloca em risco à população. O lixo descartado no local é um problema que envolve questão social e de segurança da população.  A Prefeitura se queda inerte apesar dos reiterados pleitos dos munícipes. Terreno baldio, sem cerca, sem calçadas e cheio de lixo, é responsabilidade da Administração Municipal.

 Um morador informou que imóvel foi destinado à construção de uma Unidade Municipal de Saúde, mas até hoje a promessa política não saiu do papel. O terreno está literalmente entregue às traças, baratas, ratos, mosquitos. O desleixo com o terreno (patrimônio público) situado entre as ruas Novo Hamburgo, Percival Lisboa e Mário Cutruneo, é notório e fica acentuada a inoperância dos responsáveis em concluir projetos que vislumbram garantir a saúde, principalmente para pessoas carentes.

 O clíck indiscreto contata diariamente o abandono total da área que seria destinada à construção de uma Unidade Municipal de Saúde. Grande quantidade de lixo é jogada nos arredores do terreno, onde o lixo na via pública é predominante. A sujeira é causada por pessoas irresponsáveis, próprios moradores dos bairros vizinhos ao imóvel e também por pessoas de outras cidade, que nos últimos anos passaram a descartar ali, animais mortos, lixo doméstico, restos de materiais de construção, galhos de poda de árvores, vidros, entulhos, pneus velhos, sobras de alimentos, além de pneus velhos, moveis estragados, sofás velhos, garrafas plásticas...

Amim me parece situação de abandono do terreno que seria uma Unidade Municipal de Saúde demonstra a falta de interesse do Poder Público em promover ações que garantam melhor qualidade de vida à população. O nosso Município  está sendo negligente tratando  o patrimônio público com desleixo. A situação é de abandono e o terreno está sendo usado como depósito de lixo, a muito tempo.

O Município deveria administrar zelar, guardar, fiscalizar e controlar o imóvel de sua propriedade, devendo conservá-lo, tomando as providências necessárias (administrativas e judiciais), assegurando que as intervenções realizadas na área de terra, respeitem os licenciamentos ambientais e urbanísticos.

As imagens acima foram capturadas no dia 23 de fevereiro de 2012, em uma área de terra de propriedade do Município de Esteio na rua Novo Hamburgo, esquina  das ruas Mário Cutruneo e Percival Lisboa, que está completamente abandonada, sem cerca e calçadas. 
   

Nenhum comentário: