terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eleição presidencial brasileira de 1960, em Esteio.

  Na foto alguns integrantes do Comitê Ademar de Barros (Partido Social Progressista -PSP), no prédio da imobiliária do corretor Paiva, na época estabelecida Avenida Presidente Vargas, 1656, defronte ao Clube do Comércio. Você conhece algum destes ademaristas?

Em 1960 o PSD - Partido Social Democrata e o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro (governistas) lançaram a candidatura do Marechal Henrique Teixeira (PSD – Rio de Janeiro). O Partido Social Progressista lançou Ademar de Barros (PSP – São Paulo) com o slogam "dessa vez, vamos com Adhemar", mas a vitória ficou com o homem da vassourinha, professor Jânio Quadros (foto ao lado) (PTN - Mato Grosso e São Paulo), com a promessa de combate à corrupção e varrer a bandalheira, usou como símbolo de sua campanha a vassoura (lembram do jingle Varre, varre, vassourinha?). Aos poucos ganhou adesões em outras pequenas legendas, finalmente contou com o apoio dos eleitores da UDN e venceu a eleição com 5.636.623 votos (48% dos votos válidos), inclusive com apoios no PTB, e na classe popular que elegeu para vice-presidente João Goulart (PTB – Rio Grande do Sul), derrotando com 4.547.010 votos (36,1 dos votos válidos), o candidato Milton Campos da UDN - União Democrática Nacional. 

Na foto acima, em frente ao comitê político  do PSP, em Esteio o “V” da vitória de Adhemar no Município e Juarez, um estudante esteiense, aluno da Escola Tri-centenário La Salle, com o uniforme colegial.
Em Esteio venceu Adhemar de Barros (foto ao lado) do PSP e a eleição de 1960, por aqui também se caracterizou por grande participação da população. Foram muitos comícios pela cidade onde o uso dos símbolos como as vassouras dos janistas, as espadas dos adeptos de Lott, os trevos ou a bóias salva-vidas dos ademaristas ersm s sensação do momento. A grande utilização das emissoras de rádio e  a televisão (novidade), foram utilizadas como meio de propaganda eleitoral. Jânio Quadros venceu em 21 Estados e no Distrito Federal.

  No total de 12.586.354 votos, Jânio Quadros saiu vitorioso com 5.636.623 votos (48% dos votos válidos), contra 3.846.825 (32%) dados ao marechal Lott e 2.195.709 (20%) a Ademar de Barros.  Foram 433.391 votos brancos e 473.806 votos nulos.







Nenhum comentário: