terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Homenagem ao Dr. Ildo Meneghetti

Dr. Ildo Meneghetti
  Quando percorremos a vila do Esteio e os nossos olhos vão constatando o progresso sempre ascendente desta maravilhosa e novel localidade. Elevamos o coração para o alto numa prece de agradecimento pelas graças que lá nos têm vindo com abundância e divina prodigalidade.

  Lembramos, então, os homens de que se serviu o Creador para artífices da grande obra. E um nome de pronto se impõe: dr. Ildo Meneghetti.

Desde seus primórdios, quando Esteio deixava de ser a fazendo que era para transformar-se a famosa vila de hoje.  Cidade de amanhã, vimos de pronto o carinho e o amor com que o dr. Ildo Meneghetti atendia  sempre, cheio de alegria, a tudo que dizia respeito às terras onde ruas e avenidas eram demarcadas e rasgadas segundo as regras do moderno urbanismo, demonstrando a sabedoria, o gosto e a habilidade do distinto engenheiro que é o dr. Ildo Meneghetti.

E tudo ia provendo, sem poupança de capitais, pensando menos nos resultados pecuniários que traria essa operação à sua opulenta firma do que na sua firme intenção de fazer da velha fazenda uma cidade moderna, digna de figurar entre suas co-irmãs da sempre querida terra da pampa gaúcha.

  E assim foi, e assim vai continuando. Si a elevação de Esteio à categoria de vila foi uma conquista de seu laborioso povo, cuja atividade se manifestou nas mais variadas indústrias, é certo, também, que o amparo que lhe deu a opulenta firma Dahne, Conceição & Comp., foi poderoso contributo para vencer o caminho  até aqui percorrido e alcançarmos, em futuro próximo, a meta colimada.

  Pois bem, o dr Ildo Meneghetti, membro proeminente da grande empresa, tem sido sempre o grande amigo de Esteio e tantos e tão grandes têm sido os benefícios recebidos por seu intermédio, que Esteio terá seu dia, talvez bem próximo, de prestar em uma de suas praças a homenagem a que faz jus o distinto engenheiro.

  O povo da Vila Esteio reconhecerá, assim, o mérito do seu grande amigo e sábio benfeitor.
Extraído da “Monografia da Vila Esteio”  Editada em 14 de março de 1944 – por José Thomaz Perez

Nenhum comentário: