sábado, 11 de fevereiro de 2012

Moradores de rua em Esteio recebem mensagens de conforto, otimismo, fortalecimento, auto-estima, entre outras orientações. E depois o que fazer?


"Bem-vindo seja", a mensagem deveria estar se referindo a construção de um albergue que seria bem recebido por todos. Todas as imagens foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, sexta-feira, dia 10/02/2012, defronte ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio.

Morador de rua dormindo no passeio público, defronte a Prefeitura de Esteio. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, nesta sexta-feira, dia 10/02/2012.


Servidoras da Prefeitura de Esteio abordam o morador de rua. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, sexta-feira, dia 10/02/2012, defronte ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio.

Morador de rua dormindo no passeio público, defronte ao prédio da Prefeitura de Esteio. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, nesta sexta-feira, dia 10/02/2012.

Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, sexta-feira, dia 10/02/2012, defronte ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio.

Não é possível continuar desejando que Esteio seja uma “Cidade mais humana”, sem oferecer um Albergue, com refeitório popular e posto de saúde para as pessoas que vivem em situação de rua ou extrema pobreza.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Esteio é, ou pelo menos deveria ser uma unidade da rede do Sistema Único de Assistência Social, responsável pela oferta de serviços, Assistência Social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. 

Creas é responsável pelo acompanhamento especializado dos projetos e ações da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. Ali são ofertados serviços a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.), mas em Esteio, certamente os funcionários encontram inúmeras dificuldades para apresentar um bom trabalho a população. Não por falta de dedicação e competência da maioria, mas considerando que o Município não conta com nenhum Albergue, Casa de Passagem, Asilo ou Refeitório Popular Municipal, a falta de verbas e o precário atendimento na rede pública de saúde complica ainda mais a situação. Somente o esforço, boa vontade e a dedicação de algumas pessoas da comunidade e de alguns servidores públicos é o que tem contado em favor das crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos e moradores de rua em vulnerabilidades.

Servidoras do Creas de Esteio, com muita educação e profissionalismo levam mensagens de conforto, otimismo, fortalecimento da auto-estima para superação da situação de violação de direitos, entre outras orientações aos moradores de rua. E depois o que fazer? Os moradores de rua continuam sem locais adequados para viver e sem as mínimas condições de sair da situação em que se encontram. São muitos programas, reuniões, conversas, muito “blá, blá, blá”, muito marketing e burocracia para poucos resultados objetivos.

A Administração Municipal da “Cidade mais humana” deveria dar atendimento integral e institucional a todas as crianças, adolescentes, jovens, famílias, idosos e moradores de rua em vulnerabilidades decorrentes do abandono, privação, perda de vínculos, exploração ou da violência, criando serviços mais eficientes e construindo locais adequados para acolher as populações em situação de rua e serviços de acolhimento e atenção psicossocial especializados, mas que funcionem. 

Não se resolve o problema somente orientando o morador de rua para procurar a família em que foi rejeitado ou apenas trocar de um lugar, para dormir em outro, ás vezes pior, escondendo o problema, pensando que estão fazendo um bem, tirando da frente dos olhos do povo aquilo que incomoda, principalmente aos governantes que demonstram incompetência em acolher e dar encaminhamento digno a essas pessoas. A administração municipal, com o auxílio da população têm o dever de resolver o problem dos moradores de rua em Esteio.

A mim me parece que as políticas públicas elaboradas pela municipalidade, para transformar a condição de vida dos moradores de rua, não estão funcionando plenamente. O processo socioeducativo não existe sem clínicas especializadas para acolhimento e imediata internação por tempo indeterminado de pessoas viciadas em entorpecentes. 

Não é possível continuar desejando que Esteio seja uma “Cidade mais humana”, sem oferecer um Albergue com refeitório popular e posto de saúde, com ações higenistas de limpeza, alimentação necessária e atendimento médico para resolver o problema das pessoas que vivem em situação de rua ou extrema pobreza. 


Atenção! O Creas de Esteio agora mudou de endereço


Fotos - Adriano Rosa da Rocha - PM Esteio.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Esteio começou a atender em novo endereço. O Centro, que se localizava na Rua 24 de Agosto, agora passa a atuar em um espaço mais amplo e com mais salas na Rua Fernando Ferrari, 1.574. Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Diz o velho ditado popular:
“Quem está na rua teve um longo caminho para chegar lá, agora precisa de auxílio e outro caminho para sair com suas próprias pernas.”


Nenhum comentário: