segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Em Esteio vândalos atearam fogo em lixo e chamas ameaçavam casas vizinhas

Em Esteio, vândalos ateam fogo no lixo descartado clandestinamente em terreno baldio e causam transtornos à vizinhança.
 Em Esteio os terrenos baldios são vizinhos indesejáveis porque pessoas irresponsáveis acabam utilizando como depósito de lixo e entulho. O proprietário que deixa o seu terreno abandonado é porque possui vários outros e não tem interesse em construir para morar no local. Na maioria dos casos é apenas para investimento.
A fumaça tambem pode fazer mal e causar sérios problemas de saúde, principalmente às crianças e aos idosos. As estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que, no mundo todo, entre dois milhões e quatro milhões de pessoas morrem intoxicadas por fumaça. Só no Brasil, quatro mil pessoas morrem anualmente por causa da queima de lenha, inclusive em fogões caseiros.
Fotos enviadas por Saimon, proprietário do imóvel ao lado do terreno baldio que serve como depósito clandestino de lixo, aonde os vândalos atearam fogo.
Fotos Saimom - Esteio.

Morador percebeu que as chamas do fogo se propagavam com rapidez e acionou o Corpo de bombeiros de Esteio

O pátio de um terreno baldio está servindo como depósito clandestino de lixo, descarte de animais mortos e durante 20 anos o local é viveiro de ratos, baratas, carrapatos, mosquitos e pulgas. Segundo vizinhos, durante todos estes anos o proprietário nunca realizou a limpeza do terreno que já foi invadido por pessoas sem teto, mas os invasores foram retirados do local. Um morador informou que a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Esteio foram comunicados do problema. O pedido era efetuar notificação do proprietário para realizar a limpeza do terreno, construir calçada e cerca, mas até hoje, nunca obtiveram reposta.

Durante todos estes 20 anos os moradores vêm sofrendo com o mau cheiro, focos de incêndio e invasão de animais indesejáveis. Seu Saimon, proprietário do imóvel que fica ao lado do terreno baldio, que serve como depósito de lixo, está preocupado, “Tenho gastado uma grande quantidade de dinheiro para combater os ratos, baratas, carrapatos, mosquitos e pulgas, sendo que este serviço é responsabilidade da Prefeitura de Esteio. Tenho também grande preocupação com os incêndios, principalmente a noite”, reclama. Ele é obrigado apagar pequenos focos de incêndio que coloca em risco sua família e residência. “Quando o lixo é grande tenho que acionar os bombeiros para apagar o fogo colocado no lixo, que aumenta a cada dia, finalizou.


Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 18/02/2012, em Esteio.
Grande quantidade de lixo acumulado em terreno baldio serve de viveiro para ratos, baratas, pulgas, mosquitos além de vários outros tipos de insetos.  O mau cheiro é insuportável. Essa é a situação enfrentada há vários anos pelos moradores que vivem próximo ao terreno baldio. Por este motivo, em Esteio, o clíck indiscreto, sai em defesa de quem sofre com o problema.
Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 18/02/2012, em Esteio.

Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 18/02/2012, em Esteio.
A Prefeitura deveria multar os proprietários de terrenos baldios que não construírem calçadas, cercas e descuidarem da limpeza e manutenção do local, deixando proliferar  lixo, entulho e mato alto, por exemplo, a prefeitura pode fechá-lo, realizar as benfeitorias necessárias e mandar a conta, incluindo juros e multas para o dono do terreno, através do carnê do IPTU.
Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 18/02/2012, em Esteio.

Vândalos colocam fogo no lixo quase todos os dias, para queimar o material depositado e que não é recolhido pela prefeitura que, ás vezes, quando aparece por lá, empurra o lixo do passeio público para dentro do terreno. Ninguém pode colocar  roupa para secar, no quintal que está sempre sujo de cinzas, sem falar na fumaça que invade todas as peças das casas, e que é de um cheiro insuportável.
 

A população não deveria jogar lixo no local, evitando a presença indesejada de vândalos. Infelizmente uma pequena parte da população esteiense ainda insiste nesse tipo de erro que coloca em risco a própria vida, a vida da vizinhança, principalmente nos meses de verão, quando os materiais descartados e a vegetação estão secos e deveria ser evitado esse tipo de incidência.

Qualquer tipo de queimada é crime ambiental, porque produz gases nocivos a saúde e ao meio ambiente. Os moradores deveriam continuar denunciando o fato ao proprietário do terreno baldio, bombeiros, Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, IBAMA, Prefeitura de Esteio, Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e se todos juntos não conseguirem solucionar o problema, quem sabe ir até Roma e falar diretamente com a Sua Santidade o Papa
Alois Ratzinger, digo, Bento XVI, Benedictus XVI ou Benedetto XVI, mas se ele não resolver, então nem adianta se queixar para o Bispo.


Nenhum comentário: