terça-feira, 17 de abril de 2012

Nos últimos anos cresceu o número de desabrigados dormindo nas ruas de Esteio



Abandonados pelo poder público, quatro desabrigados e desassistidos vivem dias de angústia e incerteza sob a rampa de acesso a prefeitura de Esteio. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, dia 17/04/2012, no Paço Municipal Clodovino Soares.



Este tipo de situação que vem ocorrendo retrata a atual situação da nossa cidade e o retrocesso ao desenvolvimento.  Esteio está se tornando dormitório para os desabrigados das cidades vizinhas, que passam a fazer parte do dia-a-dia dos esteienses.






Imagens capturadas pelo clíck indiscreto hoje, 17/04/2012, na rua Bento Gonçalves, zona central de Esteio

Em Esteio é fácil encontrar mendigos perambulando pelas ruas, principalmente no centro da cidade, muitos passam despercebidos por olhares desatentos, mas a maioria da população esteiense já está preocupada com este problema.

Em Esteio está ficando comum ver alguém reclamando das pessoas dormindo da rua. Os setores ligados a política, por exemplo, costumam afirmar que pessoas dormindo na rua produzem uma cena que choca os esteienses. Quem reclama do número de pessoas dormindo na rua deveria reclamar do público, pois o aumento de numero de pessoas dormindo nas ruas é consequência imediata da falta de competência de alguns gestores, que recebem verbas federais, trabalham em locais climatizados, em amplas e modernas instalações, recebem bons salários e a situação dos desabrigados continua exatamente a mesma. Abandonados nas ruas! 


Sem Albergue, Casa de Passagem, Asilo municipal e com aproximação do inverno, que é rigoroso por aqui, algumas pessoas, inclusive doentes, continuam vivendo em baixo de marquises, nos bancos de praças, sob rampas, pontes e viadutos. É um quadro que choca os esteienses: pessoas dormindo na rua, sem as mínimas condições sanitárias, com o comprometimento da dignidade humana, é efetivamente um escândalo social e político, em Esteio.

A população esteiense gostaria de uma solução, tanto para a comunidade em si, quanto aos desabrigados que pernoitam sob os viadutos, passarelas e bancos de praças e que durante o dia perambulam pelas ruas em busca de comida para saciar sua fome.









O caminho do desenvolvimento parece estar cada vez mais longe de Esteio e as consequências são as piores possíveis, prova disso é o cenário de abandono e descaso com os desabrigados que dormem nos bancos de praças, nas ruas, sob passarelas, viadutos e principalmente na rampa do Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura Municipal que está servindo de moradia para algumas pessoas.


Infelizmente em Esteio não existe sequer um abrigo municipal para moradores de rua

Um abrigo, Albergue, Casa de Passagem ou Asilo municipal que oferecesse alimentação, atendimento médico, apoio social e psicológico, seria uma solução para evitar que estas pessoas continuassem dormindo ao relento, sem alimentação e com problemas de saúde física e mental.

A ausência de uma Casa de passagem para moradores de rua em Esteio tem deixado em algumas situações de risco, constrangedoras, expostos ao frio, chuva, violência e do vandalismo, pessoas que tem como opção de moradia, as ruas de Esteio.


Nenhum comentário: