quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Socioambiental da Beira-Arroio realiza trilha ecológica e benção das águas

Fotos: Kleyton Fantin Trilha – P.M. Esteio.



 
A Prefeitura Municipal realizou uma homenagem ao Dia Mundial da Água na tarde desta quinta-feira (22). O Projeto da Beira-Arroio organizou uma trilha ecológica com cerca de 30 alunos da quinta e sexta serie da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho.

Os estudantes saíram da escola e caminharam pela Avenida da Beira-Arroio, em construção, até o Centro Comunitário do futuro loteamento no final da Rua Rio Grande. Durante o trajeto, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre as plantas nativas das margens do Arroio Sapucaia e o trabalho para recuperar seu leito. Além disso,  as crianças ficaram sabendo mais sobre o Projeto da Beira-Arroio e conheceram as casas que estão sendo construídas para 142 famílias.

A professora de ciências Ingrid Fagundes destacou a importância de levar os alunos para passeios fora da sala de aula. “Nós trabalhamos com eles dentro da sala e muitos moram aqui e na região do projeto. Somos nós quem contaminamos a água, então temos que conscientizar os alunos a manter o arroio limpo”, exemplificou a professora.

A aluna Helen Miranda, 11 anos, já esta acostumada com os pais lhe ensinando a economizar água e não sujar o meio ambiente, mas, mesmo assim, saiu fascinada com o passeio. “Eu adorei. É diferente poder sair da sala de aula, além de ser bom saber mais sobre a Beira-Arroio”, afirmou a estudante.

No final do evento, o padre Sérgio Endler realizou uma cerimônia para benzer as águas do Arroio Sapucaia, com amostras da nascente do Rio dos Sinos de diversas cidades. “Não deixe para amanhã se pode fazer hoje. Devemos cuidar da nossa água agora”, declarou o padre.

A ação faz parte do Projeto Socioambiental realizado em paralelo às obras de renaturalização do arroio (construção da Avenida Beira-Arroio). Além de iniciativas de educação ambiental, outras atividades também são oferecidas, como cursos e oficinas de teatro, dança, violão e capoeira. Nos finais de semana, as equipes do projeto realizam visitas orientadas para acompanhamento das obras. Para participar, é necessário agendar pelos telefones 3458-6747 ou 3433-8142 ou, ainda, pelo e-mail pac@esteio.rs.gov.br.


Fonte: Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação – Fotos: Kleyton Fantin Trilha – P.M. Eto.
 
 

Nenhum comentário: